Graduação em Química
O curso de Química forma licenciados por meio de um currículo que respeite a construção do saber químico e a formação do professor, a partir dos regulamentos específicos.
Além de pensar no saber químico, cuja organização contempla áreas específicas da Química, foram agregadas unidades temáticas que permitam refletir sobre as estruturas lógicas da pessoa que aprende, desenvolvidas nas áreas das ciências humanas e presentes no núcleo comum de todos os cursos de Graduação da UCB.
Essas unidades temáticas visam propiciar aos estudantes experiências na área específica, permitindo o surgimento de oportunidades didáticas de aprender a aprender, aprender a criar e aprender a agir como profissional, num contexto ético do ― ser humano comunitário e inovador.
Mercado:
A Química é uma ciência que desempenha um papel expressivo na atividade econômica do Brasil e no padrão de vida da sua população. A sua contribuição é marcante no parque industrial do país numa gama ampla e diversificada de setores tais como a petroquímica, a indústria farmacêutica, de tintas, de borrachas, plásticos, a indústria de alimentos, papel, couro, defensivos agrícolas e fertilizantes, a indústria têxtil, e óleos e combustíveis.
O licenciado em Química está apto para atuar como docente na Educação Básica, como pesquisador e em indústrias dos mais variados segmentos como: farmacêutico, alimentar, cosméticos, agricultura, siderúrgica e outros e centros de pesquisa.
Os profissionais da Química têm sua profissão regulamentada na Seção XII do Decreto-Lei no 5452, CLT, de 01/05/43, pela Lei no 2.800, de 18/06/56, e pelo Decreto no 85.877, de 07/04/81. Por sua vez, a Resolução Normativa no 36 de 25/04/1974, do Conselho Federal de Química - CFQ, confere atribuições aos profissionais da Química de acordo com as características dos currículos escolares, considerando o artigo no 1 da Resolução Ordinária no 1.511 de 12/12/1975 do CFQ e currículo mínimo elencado no Parecer CNE/CES 1.303/2001 de 06/11/2001, bem como com as disciplinas que lhes sejam acrescidas em cursos de complementação ou de pós-graduação.
Os portadores de diploma de Licenciatura em Química têm o registro profissional disciplinado pela Resolução Normativa no 94, de 19/09/1986 do CFQ. Em seu artigo 2o a RN no 94/86 estabelece que os profissionais serão registrados sob o título de Licenciado em Química com atribuições de 01 a 07, citadas a seguir, contidas no artigo 1 da RN no 36/74, cujo currículo mínimo, tal como fixado pelo Parecer CNE/CES 1.303/2001 de 06/11/2001, tenha sido acrescido de disciplinas complementares de natureza "Química", prescritas no art. 1o da RO no 1.511/75 do CFQ, em caráter profissional, ou constantes do histórico escolar complementado, apostilado no referido diploma, devidamente reconhecido na forma da legislação em vigor. Parágrafo único da Resolução Normativa no 94/86 estabelece que aos portadores de currículos que não completem os créditos prescritos no artigo 2o serão conferidas atribuições proporcionais, de acordo com as disciplinas cursadas.
01 – Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
02– Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.
03 – Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.
04 – Exercício do magistério, respeitada a legislação específica.
05 – Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
06 – Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
07 – Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.
Disciplinas:
- Leitura e Produção de Textos
- Metodologia Científica
- Tópicos de Matemática
- Química Geral I
- Biologia Geral I
- Cálculo I
- Mecânica I
- Química Geral II
- Teorias da Aprendizagem
- Biossegurança
- Políticas e Gestão da Educação Básica
- Eletromagnetismo I
- Química Inorgânica I
- Química Orgânica I
- Química Geral Experimental
- Antropologia da Religião
- Química Analítica I
- Química Inorgânica II
- Química Inorgânica Experimental
- Química Orgânica II
- Química Orgânica Experimental
- Formação e Prática Docente
- Físico-Química I
- Química Analítica II
- Química Analítica Experimental
- Pesq. e Prát. de Ens. em Quim. Org. e Inorgânica
- Físico-Química Experimental
- Pesq. e Prát. de Ens. em Quím. Anal. e Físico-Química
- Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
- Est. Sup. em Química I
- TCC I - Química
- Bioquímica
- Ética
- Est. Sup. em Química II
- História das Ciências no Ensino de Química
- TCC II - Química
Carga Horária Total: 2835
Turnos Disponíveis: Vespertino e Noturno
Foi desejável.
Os professores do curso de graduação em Química da UCB são muito esforçados tentando passar seus conhecimentos para os estudantes.
Roberta Botelho Chagas
Graduação em Química - Abril 2012
O máximo!
O curso de Química na UCB é o máximo! Descobrindo um novo universo!
André Menezes
Graduação em Química - Diciembre 2011