Informações gerais
A profissão
A evolução contínua da tecnologia vem promovendo a expansão das fronteiras da automação industrial. Atualmente, a integração de sistemas industriais é um processo que abrange desde o nível de chão-de-fábrica, com a automação de máquinas, robôs e processos, passa por níveis relacionados com estratégias de controle e operação e chega aos níveis de decisão das empresas. Profissionais como os Engenheiros Mecatrônicos têm uma formação em termos de raciocínio lógico e criativo que desperta o interesse das corporações para a preparação de executivos, e envolvem-se com projetos que são, em grande medida, responsáveis pela competitividade das empresas do mundo moderno. Estas são razões da grande procura e valorização destes profissionais na comunidade empresarial e industrial.
Mercado de trabalho
Atualmente, há uma forte e crescente demanda por Engenheiros com competência em integração de sistemas industriais, sendo que o campo de atuação do Engenheiro Mecatrônico situa-se nas empresas de projetos de engenharia, nos fabricantes de sistemas para a automação e, principalmente, nas empresas usuárias da automação dentro dos seus processos produtivos, tais como as indústrias automotiva, química, petroquímica, alimentícia, madeireira, de mineração, aeronáutica, bem como nas suas cadeias de fornecedores. Tem-se verificado ainda uma grande procura por alunos graduandos para vagas de estágio em Engenharia Mecatrônica.
O curso
O curso de Engenharia Mecatrônica da PUCPR proporciona uma formação multidisciplinar, que qualifica o aluno para atuar nas áreas de integração e automação de sistemas industriais. O curso aborda os processos e sistemas industriais, objetos dos problemas de integração e automação, nos seus aspectos técnicos, organizacionais e gerenciais. O diferencial de ensino oferecido pelo curso está na combinação da alta qualificação dos professores, que atuam no ensino e na pesquisa, com uma infra-estrutura de tecnologia de ponta e uma grade curricular moderna, que concorrem para a formação de um profissional de excelência. O curso não é apenas uma ênfase da engenharia, mas um curso de engenharia completo, reconhecido pelo MEC e habilitado pelo CREA/CONFEA.
Estruturas de apoio
Um dos diferenciais do curso de Engenharia Mecatrônica da PUCPR é a infra-estrutura de laboratórios, com equipamentos de alta tecnologia que acompanham a vanguarda tecnológica em uso pelas empresas, e que permitem a experimentação prática dos principais conceitos estudados em sala de aula. Entre os laboratórios que o curso oferece estão o Laboratório de Automação da Manufatura, o Laboratório de Instalações Hidro-pneumáticas, o Laboratório de Controle de Processos, o Laboratório de Sistemas de Instrumentação, os Laboratórios de Manufatura Assistida, de Acionamentos Elétricos e o Laboratório de Gestão da Produção e Logística.
Por que fazer Engenharia Mecatrônica na PUCPR?
Devido às múltiplas habilidades necessárias ao Engenheiro Mecatrônica, o curso é concebido para proporcionar uma visão ampla e abrangente do universo de trabalho, abordando até mesmo aspectos de negócios empresariais. Além de ter uma das maiores e melhores infra-estruturas de laboratórios do país para suporte ao ensino, o curso tem um corpo docente altamente qualificado e uma forte componente de atividades de projeto, com o desenvolvimento de protótipos de sistemas que integram conhecimentos provenientes das diferentes disciplinas curriculares a cada ano, em um programa denominado Projeto Integrado. Adicionalmente, para os alunos com destacado desempenho acadêmico, há diversas oportunidades de Intercâmbio Acadêmico Internacional com universidades conveniadas em paises como Alemanha, França, Itália, México, E.U.A com financiamento via CAPES, Unibral (Alemanha), FIPSE (E.U.A) e BRAFITEC (França). O curso também tem recebido alunos de universidades estrangeiras que escolhem o curso de Engenharia Mecatrônica da PUCPR para complementarem seus estudos. Adicionalmente, os alunos têm oportunidade de envolvimento com atividades de pesquisa em caráter de iniciação científica ( PIBIC ), de extensão, através de cursos, encontros ( ENECA ) e visitas técnicas, e atividades extra-curriculares, como a participação de destaque nos eventos anuais da Guerra de Robôs .
Pesquisa e pós-graduação
Com o apoio do CNPq, FINEP, Fundação Araucária, da própria PUCPR e de outras entidades de amparo à pesquisa, os alunos do curso de Engenharia Mecatrônica da PUCPR desenvolvem diversos projetos de Iniciação Científica. Os projetos dos Grupos de Pesquisa do PPGEPS estão concentrados em duas áreas principais: a Automação e Controle de Sistemas, cujos trabalhos abrangem os diversos níveis hierárquicos da automação industrial e os problemas de integração de sistemas; e a área de Gerência de Produção e Logística, que estuda a concepção de produtos, o desenvolvimento de sistemas organizacionais e a integração eficiente do conjunto de atividades que compõem o sistema produtivo.
Ensino
Pesquisa
Extensão
- Institucional
- Imprensa
- Trabalhe conosco
- Sobre o Portal
- Termos de uso
- Créditos
- Feed RSS
- Newsletter
- Vida Online
O curso foi imprescindível para o inicio da minha carreira como profissional.
Kessy Johny
Graduação em Engenharia Mecatrônica - Febrero 2012