Conteúdo
Engenharia Mecânica
Perfil Profissional
Um profissional com competência para projetar, executar e gerenciar processos de montagem, fabricação e manutenção de equipamentos, máquinas e estruturas, que pode atuar tanto como profissional liberal como em empresas industriais e comerciais. Assim é o profissional graduado pelo curso de Engenharia Mecânica, que pela sólida formação técnica e científica que recebe, está apto a absorver, adaptar e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa e considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais do mundo em transformação, sempre com visão ética e humanística.
Mercado de Trabalho
O setor metal-mecânico tem apresentado, nos últimos anos, um crescimento consistente em todo o Brasil. Em especial, ampliam-se as oportunidades em empresas do setor de máquinas e implementos agrícolas e do setor de estruturas metálicas, impulsionadas pela construção de grandes projetos, abertura de novos mercados e diversificação das suas áreas de atuação. Também os ramos industriais ligados à indústria petroquímica, extração e transformação de minérios, indústria automobilística, indústria naval e até mesmo a fabricação de aeronaves apresentam carência de engenheiros mecânicos.
O curso na UPF
O curso de Engenharia Mecânica busca pautar-se por padrões de excelência e manter-se em sintonia com a realidade global, sem deixar de observar as necessidades industriais da região e do país. Estes princípios ganham forma por meio de uma consistente formação básica nas ciências exatas, especialmente em áreas de conhecimento como matemática e física, mas aprofundando-se em áreas relacionadas com as ciências dos materiais, ciências térmicas, projetos mecânicos, fabricação, planejamento e controle da produção, automação da manufatura, dentre outros. A orientação do curso é buscar eficiência num cenário competitivo e dinâmico, sem nunca perder de vista a formação humanística.
O curso de Engenharia Mecânica da UPF é o melhor colocado entre as universidades privadas do Estado e do Brasil, tendo como base o Conceito Preliminar de Curso (CPC)*.
*O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Enade e o Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e Esperado (IDD), que aponta o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, além de variáveis de insumo como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica do curso.
Titulação: Engenheiro Mecânico
Duração: 5 anos – 10 semestres
Horário de funcionamento:
Curso noturno: noite e sábados pela manhã
Curso diurno: manhã e sábados pela manhã
Onde o curso é oferecido: Campus I, em Passo Fundo
Coordenação: Prof. Dr. Márcio Walber