Graduação em Engenharia Mecânica.
O dinamismo do mercado instiga o desenvolvimento contínuo das tecnologias atuais e a criação de novas tecnologias para suprir necessidades que surgem também de forma dinâmica. As evoluções tecnológicas, integrando cada vez mais as áreas da mecânica, eletrônica e computação, permitem a criação de sistemas cada vez mais “inteligentes”. Tal influência permite a disseminação de sistemas computacionais em diversas áreas presentes no nosso dia-a-dia, possibilitando a implementação da automação em uma simples máquina de lavar e em sistemas de manufatura integrada.
Dentro desse contexto, o curso de Engenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica prima por oferecer um forte embasamento multidisciplinar integrado as áreas de mecânica, eletrônica e computação, visando a atender às necessidades do mercado por um profissional capacitado para conviver com o nível tecnológico presente nos sistemas automatizados que norteiam nossas indústrias. Para atender aos padrões de competitividade presentes, a figura do engenheiro em questão é fundamental, uma vez que neste cenário, o profissional é responsável por projetar e conduzir a implantação de novas tecnologias para automatizar processos em geral.
O Engenheiro Mecânico com ênfase em Mecatrônica deve ser capaz de aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia na identificação, formulação e resolução de problemas em automação para atuar no planejamento, elaboração, condução, coordenação e supervisão de projetos mecatrônicos e serviços de automação, avaliar criticamente as operações e a manutenção de sistemas, bem como avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental.
Projetos.
Em 2006, os alunos do curso de Tecnologia Mecânica com ênfase em Mecatrônica desenvolveram um caminhão radiocontrole de 1,80 m e mecânica de motocicleta. O projeto teve apoio da Daimler Chrysler e foi apresentado na terceira etapa da Fórmula Truck.
Reconhecido pela Portaria CEE/GP nº 471/08 de 01/10/07.
Modalidade: Bacharelado
Duração: 5 anos
Primeiro ano básico
Para o curso de Engenharia, o aluno ingressa no primeiro ano no ciclo comum a todas as modalidades.
O período de oferecimento do curso será matutino e noturno.
Não será possível a transferência automática de cursos; caso o curso escolhido pelo candidato não seja oferecido no período por ele indicado, caberá a Instituição informar o mesmo, bem como oferecer-lhe a possibilidade de matrícula no período disponível.
A progressão para a modalidade específica dar-se-á mediante a classificação do aproveitamento acadêmico, obtido pelo aluno durante o ciclo básico.
HORÁRIOS.
Manhã: Segunda a sexta – 08h20 às 11h50
Noite: Segunda a sexta – 19h30 às 23h