Objectivos
O Curso de Engenharia, Eletrônica com ênfase em Automação, tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar no projeto, pesquisa e desenvolvimento de sistemas e dispositivos eletrônicos e relacionados com automação industrial, com boa visão do hardware e software. O engenheiro eletrônico deve possuir afinidade com as ciências exatas, como matemática, física, química e computação. A evolução tecnológica nessa área é muito rápida; portanto, características como raciocínio abstrato, habilidade numérica, algébrica, mecânica, orientação espacial e curiosidade sobre o funcionamento dos equipamentos eletrônicos e eletromecânicos são requeridas.
As aplicações da Engenharia Eletrônica são extremamente amplas. A tendência atual é o engenheiro eletrônico, além de ter uma sólida formação em ciências básicas, ter um conhecimento em outras áreas, como economia, física, química e ótica. Alguns desses conhecimentos podem ser adquiridos durante o curso de graduação ou através de cursos de especialização, após a graduação (formação continua e permanente).
Conteúdo
O Curso
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica, com ênfase em Automação e Controle, trabalha a proposta de formação de profissionais aptos e instrumentalizados para atuar em uma realidade constantemente dinamizada, propiciando formação técnico-científica nas áreas de Comunicações e Sistemas de Informação, Controle de Sistemas e Automação Industrial e Engenharia de Computadores, fornecendo aos seus alunos uma variedade de atividades acadêmicas em sistemas e circuitos eletrônicos, processamento digital de sinais, arquitetura de computadores, sistemas de comunicação fixa e móvel, redes de computadores, rede de sensores, microprocessadores, controladores lógico-programáveis, antenas e propagação, projeto de circuitos VLSI, eletrônica de potência, sistemas digitais e comunicação ótica. O curso também fornece aos alunos atividades de formação geral, oferecendo ao estudante conhecimentos básicos de administração, economia, direito, sociologia, ciência do meio ambiente e ética profissional.
Áreas de Atuação
As atividades do engenheiro eletrônico estão relacionadas a materiais e equipamentos elétricos e eletrônicos, equipamentos eletrônicos em geral, eletrônica industrial, controle e automação de processos industriais, sistemas de transmissão de informações por microondas, fibras óticas e comunicação de dados, entre outras.
O engenheiro eletrônico também pode atuar nas áreas de sistemas de produção e controle de qualidade.
O campo de trabalho concentra-se nas empresas do setor industrial, bem como de prestação de serviços e consultorias e empresas especializadas em automação de processos industriais e do setor alcooleiro, assim como empresas de telecomunicações, de informática e elétrica, e também em instituições de ensino e pesquisa.