Características:
O curso de
Engenharia Elétrica da Faculdade Brasileira - EMBRAE - Empresa Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão S.A., foi estruturado com base na Resolução CNE/CES 11 de 11/03/02 que estabelece as diretrizes curriculares para cursos de Graduação em Engenharia, e na Lei No 9.394 de 20/12/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.
A estrutura do curso de
Engenharia Elétrica é generalista, na qual os conteúdos das disciplinas foram determinados com o objetivo de proporcionar ao profissional formado, uma sólida formação em ciências básicas, conhecimentos profissionais sólidos e abrangentes na Engenharia Elétrica, e conhecimentos específicos imprescindíveis em eletrônica, telecomunicações e sistemas de potência. Desta forma, o profissional formado será capaz de se adaptar rapidamente às novas tecnologias.
O curso valoriza a característica de formação, onde o conjunto de matérias, em geral, distribuídas em uma seqüência de disciplinas, tem a finalidade de proporcionar ao aluno um aprendizado sempre crescente. Aliado a este fato, as disciplinas de caráter prático serão estruturadas no sentido de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de projetos, seja em grupos ou de forma individual, buscando sempre, além da sedimentação do conhecimento, a inserção de novidades tecnológicas específicas.
A estrutura curricular prevê ainda o Trabalho de Conclusão de Curso, que irá proporcionar ao aluno o desenvolvimento de um tema específico de sua escolha, orientado por um professor do curso, quando poderá aplicar os conhecimentos já adquiridos, aproveitando para enriquecer os seus conhecimentos pela utilização das novidades tecnológicas. As atividades complementares, incorporadas desde 2007 ao projeto pedagógico, têm por objetivos a contextualização de aulas teóricas, discussão de temas atuais, complementação de conhecimentos conforme interesses pessoais e realizar a integração de conteúdos e estimulo ao trabalho em equipe.
Em 2008 ocorreu a colação de grau da primeira turma do curso e visita de reconhecimento do curso pela comissão do INEP/MEC, quando foi obtido conceito final 4 (quatro), conforme processo no. 20070575. Em 09 de Janeiro de 2009 foi publicada a portaria no. 11 de reconhecimento do curso. Em 2009, foi divulgado o resultado da avaliação do curso através do ENADE, quando foi obtido conceito final 4 (quatro), e o curso ficou classificado com melhor curso entre faculdades particulares do Brasil.
Em 2011 o curso sofre uma reestruturação modernizando ainda mais seu conteúdo e abrindo espaço na ênfase em computação para o curso de Engenharia de Computação e incorporando ao seu currículo as disciplinas da área de sistemas de potência.
Objetivo:
- Formar profissionais de Engenharia Elétrica que tenham capacidade técnica para resolver problemas práticos de abordagem experimental, de forma individual ou em equipe multidiciplinar, e que possam se adaptar rapidamente às novas tecnologias.
- Estes profissionais devem ser capazes de projetar, implantar, melhorar e manter sistemas produtivos automatizados, bem como prestar serviços técnicos especializados de projeto, manutenção e instalação de equipamentos elétricos, eletrônicos, de telecomunicações e computacionais. Devem também ser capazes de planejar, projetar, implantar redes locais de computadores. Os profissionais formados devem ter sempre participação ativa e consciente do desenvolvimento da sociedade brasileira, nas questões humanísticas, sociais e ambientais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Formar profissionais capacitados a exercerem as atividades da Engenharia Elétrica, participando do desenvolvimento da sociedade brasileira de forma consciente de seu papel;
- Formar profissionais com capacidade de raciocínio, de potencial criativo e visão crítica;
- Formar profissionais que busquem e sejam capazes de criar suas próprias oportunidades de trabalho;
- Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura;
- Promover a divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e culturais, através do ensino, de publicações e pela promoção de eventos;
- Promover o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural, possibilitando a sua concretização através de uma estrutura intelectual integradora e sistematizada;
- Promover a extensão, aberta à participação da comunidade, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da pesquisa científica e tecnológica e da criação cultural geradas.
Turno: Matutino e Noturno
Vagas: 100
O curso de Engenharia Elétrica da UNIVIX foi excelente.
Gabriel Duarte
Graduação em Engenharia Elétrica - Octubre 2011
A Univix se preocupa com a formação do aluno, tanto que, após o estágio oferecido pela instituição, fui logo efetivado.
Luiza Silva
Graduação em Engenharia Elétrica - Agosto 2011
Bom curso de graduação em Engenharia Elétrica.
Anônimo
Graduação em Engenharia Elétrica - Junio 2011