Graduação em Engenharia Elétrica (EAD).
Início: 23 de Setembro de 2017
O Curso de Engenharia Elétrica da UniFil EaD proporciona ao profissional uma formação generalista, científica e técnica com habilidades profissionais que o capacita a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade. O engenheiro eletricista será preparado para enfrentar e abordar problemas novos de maneira independente.
O curso caracteriza-se por uma formação técnico-científica sólida em eletrotécnica e eletrônica, abordando componentes curriculares como: circuitos elétricos, eletrônicas, automação industrial e predial, conversão de energia, instalações elétricas, geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica e telecomunicações, bem como disciplinas de formação básica, comuns a todas as engenharias, as quais são cursadas nos 02 primeiros anos. Como diferencial, o curso proporciona uma formação nas áreas gerenciais e empreendedoras, as quais incentivam ao Empreendedorismo, quer seja na gestão de uma empresa familiar já existente ou na abertura de novos empreendimentos, procurando deste modo levá-lo à inovação, através de seus projetos internos que proporcionam este ambiente empresarial. Outro diferencial do curso é o fato de possuir em seu quadro de professores uma mescla entre docentes formados em Engenharia Elétrica de formação puramente acadêmica, os quais são doutores nas suas áreas de atuação, voltados para pesquisa, e docentes mestres e especialistas com uma vida profissional em empresas de médio e grande porte, inclusive multinacionais como NEC, TOSHIBA, ARTECHE e outras.
Objetivos.
O Curso de Engenharia de Elétrica tem como objetivos formar Engenheiros Eletricistas plenos e multidisciplinares, capazes de analisar, projetar, conceber, planejar, identificar e formular, desenvolver, supervisionar, implementar, avaliar, criticar, manter, adaptar sistemas elétricos e pesquisar fontes alternativas de energia. O Engenheiro Eletricista formado pela UniFil EaD terá ainda um perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas em atendimento as demandas da sociedade, nas áreas de Telecomunicações, Eletrônica, Eletrotécnica, Geração, Transmissão e Distribuição de energia, Automação Industrial.
Áreas de atuação.
Para atender ao desenvolvimento do pólo regional, constituído por empresas da área metal mecânica, cooperativas agroindustriais e usinas de açúcar e álcool e empresas do setor elétrico, o curso direciona sua capacitação para formar um profissional apto a: projetar, implementar, supervisionar e dar manutenção em sistemas elétricos, de geração, transmissão e distribuição de energia; realizar o controle, a automação e proteção de sistemas elétricos, destinados a suprir demandas de áreas diversas que necessitem de energia em processos produtivos e de serviços; atuar como engenheiro de desenvolvimento de projetos, como prestador de serviços, consultor técnico ou funcionário de empresa nos ramos de eletrotécnica, eletroeletrônica, metalomecânica, computação-informática e aquisição de dados, tratamento de sinais e sistemas, sensores e atuadores, podendo ainda atuar com o desenvolvimento de softwares e aquisição de dados do setor elétrico; ser empreendedor, desenvolvendo soluções em energia, automação, proteção e controle de sistemas elétricos para quaisquer setores industriais, pela consultoria, projetos ou representação de produtos e equipamentos do setor; gerir e fomentar empresas do setor elétrico, fabricantes de equipamentos, bem como fornecedoras de mão de obra técnica especializada para atuação local e nacional; atuar como pesquisador em áreas específicas da energia, tendo uma postura de permanente busca de atualização profissional, em particular instrumentalizando-se em cursos de pós-graduação.
Duração do curso.
5 anos (10 semestres)
Encontros Presenciais.
Semestrais. A partir do 3º ano: encontros bimestrais.
Disciplinas.
1° ANO (1° Semestre).
- Introdução a Engenharia
- Empreendedorismo
- Metodologia da Pesquisa em Engenharia
- Gestão de Projetos de Engenharia (PMI)
- Engenharia Legal e Segurança do Trabalho
- Geometria Descritiva e Desenho Técnico
- Ciência dos Materiais
1° ANO (2° Semestre).
- Gestão Ambiental
- Filosofia e Ética
- Sociologia
- Algoritmos e Estrutura de Dados
- Desenho Técnico Computacional
- Química Tecnológica Geral
- Legislação e Ética Profissional
- Pré Cálculo Aplicado a Engenharia
2° ANO (1° Semestre).
- Desenho Computacional
- Instalações Elétricas e Equipamentos
- Geometria Analítica e Álgebra Linear
- Introdução à Física
- Física Aplicada a Engenharia I
- Computação Aplicada à Engenharia
- Probabilidade e Estatística
2° ANO (2° Semestre).
- Física Aplicada a Engenharia II
- Fenômenos dos transporte
- Cálculo Aplicado a Engenharia I
- Cálculo Aplicado a Engenharia II
- Mecânica dos Sólidos
3° ANO (1° Semestre).
- Eletrônica Digital I
- Eletrônica Analógica I
- Eletrônica Analógica II
- Sinais e Sistemas Lineares
- Eletricidade e Eletrotécnica
3° ANO (2° Semestre).
- Eletrônica Digital II
- Microcontroladores I
- Circuitos Elétricos I
- Acionamentos Elétricos I
- Acionamentos Elétricos II
- Eletromagnetismo I
4° ANO (1° Semestre).
- Microcontroladores II
- Circuitos Elétricos II
- Eletromagnetismo II
- Conversão de Energia I
- Transmissão de energia Elétrica I
4° ANO (2° Semestre).
- Conversão de Energia II
- Geração de Energia Elétrica
- Transmissão de energia Elétrica II
- Distribuição de Energia Elétrica I
- Optativa I
- Estágio Supervisionado I
- Trabalho de Conclusão de Curso
5° ANO (1° Semestre).
- Distribuição de Energia Elétrica II
- Proteção de Sistemas Elétricos
- Projeto de Sistemas de Proteção
- Análise de Sistemas de Potência
- Projeto e Instalações Elétricas Industriais
- Optativa II
5° ANO (2° Semestre).
- Automação Industrial
- Eletrônica de Potência
- Telecomunicações
- Optativa III
- Estágio Supervisionado II
- Trabalho de Conclusão de Curso
Componentes Curriculares Obrigatórios: 3400 horas (50’)
Trabalho de Conclusão de Curso: 320 horas (50’)
Estágio Supervisionado: 400 horas (50’)
Atividades Acadêmicas Complementares: 200 horas (50’)
Carga Horária Total do Curso: 4320 horas (50’)
Modalidade.
A distância (EaD). Aulas online, com acompanhamento de professores e tutores da área, altamente qualificados.
Os alunos acessam as aulas e atividades de onde estiverem e quando puderem.
OBS:
Ao final de cada semestre ocorre o “Projeto Integrador”, quando o aluno deverá comparecer presencialmente à instituição, cumprindo uma carga horária de 15 horas de atividades, incluindo realização da prova, no domingo de manhã. Esse projeto ocorrerá aos sábados (manhã e tarde) e aos domingos (manhã).
Informações.
As aulas são organizadas de forma subsequente, ou seja: a cada mês será liberada, em média, uma disciplina de 80 horas, ou duas de 40 horas. A previsão é que a cada semestre o aluno tenha cinco meses de atividade. As aulas são online, com acompanhamento de professores e tutores da área, altamente qualificados.
O material didático é elaborado pelo corpo docente da instituição e disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo composto de: roteiro de estudos, apostila e aulas gravadas, com acesso via web. A interatividade é garantida a partir de ferramentas como fórum, blog e lista de e-mail.
Todas as aulas são planejadas de acordo com calendário disponibilizado aos alunos no início de cada semestre e por disciplina.
Ao final do semestre ocorre o "Projeto Integrador", com uma carga horária de 15 horas, quando o aluno deverá comparecer à instituição.
Nesse encontro haverá momentos de aulas com os professores, palestras e visitas técnicas, troca de experiências, apresentação de trabalhos, projetos, TCCs e dos relatórios de estágio, além da aplicação da prova presencial integrada. Toda a atividade é organizada pela coordenação do curso e comunicada aos alunos com antecedência.
A participação é obrigatória, sendo necessário comparecer a pelo menos 75% das atividades previstas para aprovação. As 15 horas do "Projeto Integrador" serão distribuídas da seguinte forma: sábado, manhã e tarde; domingo, manhã. Opcionalmente o aluno tem a oportunidade de realizar provas das disicplinas cursadas a cada trimestre, devendo comparecer à UniFil em um sábado estipulado no calendário. Caso não possa comparecer trimestralmente, todas as provas são realizadas juntas, durante o "Projeto Integrador", em um domingo de manhã, ao final do semestre. Nos 2 primeiros anos os encontros são semestrais e as disciplinas são comuns a todas as Engenharias, formando um núcleo básico. A partir do terceiro ano, o aluno pode permanecer no curso matriculado ou migrar para qualquer outra Engenharia, quando os encontros ocorrem aos finais de semana (sexta-feira, tarde e noite e aos sábados, manhã e tarde) a cada 2 meses, para contemplar as aulas práticas em laboratório específicas de cada curso.
Matrículas.
Orientação para matrícula
- Perderá o direito à vaga o candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado ou deixar de apresentar a documentação exigida;
- A matrícula é ato formal de ingresso e de vinculação do aluno à Instituição de Ensino, importa os direitos e deveres, tanto para o aluno como para a instituição;
- Sua matrícula pode ser feita presencialmente ou pela Internet.
A garantia da matrícula está condicionada ao pagamento da primeira mensalidade e a apresentação de todos os documentos solicitados.
A documentação pode ser entregue da seguinte forma:
1) Digitalizada em PDF
2) Presencialmente:
3) Cópia pelo Correio:
Documentos para Matrícula:
Documentos
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Carteira de Identidade, ou Carteira Nacional de Habilitação, ou RNE e Passaporte, em se tratando de estrangeiro;
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Carteira de Reservista ou Dispensa Militar;
- Comprovante de Residência;
- Histórico Escolar do Ensino Médio ou, Diploma de Curso Superior (registrado);
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
Candidatos em fase de Conclusão do Ensino Médio
- Declaração emitida pelo colégio onde estuda informando a previsão de conclusão.
Conclusão de Ensino Médio no Exterior
- Documento comprobatório da conclusão do Ensino Médio e Certificado de Revalidação do estudo realizado no exterior.
Candidatos menores de idade deverão apresentar responsável financeiro maior de 18 anos para validação dos termos e contratos. Documentos do responsável financeiro:
- Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação;
- CPF.
Informações adicionais.
- Os documentos solicitados acima devem estar legíveis;
- Toda a documentação estará sujeita à análise e validação, podendo ser solicitado outros documentos que forem necessários;
- Do candidato estrangeiro, bem como aquele que concluiu o Ensino Médio no exterior, será exigido o documento de conclusão do curso devidamente validado pelas Instituições Credenciadas;