Objectivos
Desde a geração de energia, transporte até o uso residencial, a Engenharia Elétrica está presente em praticamente todas as atividades da vida humana. O profissional é capacitado para planejar, supervisionar e executar projetos nas áreas de eletrotécnica e eletrônica, construir e aplicar sistemas de automação e controle de linhas de produção. Para desenvolver essas atividades, o Engenheiro Eletricista necessita ainda de amplos conhecimentos na área computacional, deve estar munido das técnicas mais avançadas aplicadas em engenharia e ter uma compreensão dos problemas relacionados à preservação e valorização do meio ambiente. O profissional deve possuir visão sistêmica dos problemas e enxergar os aspectos técnicos, econômicos, administrativos e sociais relacionados.
Conteúdo
Mercado de Trabalho
O Engenheiro Eletricista possui um campo de trabalho amplo e crescente por estar em uma das áreas mais avançadas tecnologicamente. As grandes corporações, como as concessionárias de energia, empresas de telecomunicações, indústrias de fabricação de equipamentos e empresas de automação contratam o profissional em Engenharia Elétrica continuamente.
No Brasil, o Engenheiro Eletricista é valorizado porque muitos problemas na área de Sistemas de Energia são tipicamente nacionais, devido às dimensões do país, relevo, bacias hidrográficas e outras características peculiares. Os modelos importados não se adaptam à nossa realidade, exigindo abordagens e soluções próprias. Outra área que absorve esse profissional é a de engenharia biomédica, que administra a operação e a manutenção de equipamentos eletrônicos em hospitais e clínicas.
O profissional pode ainda dar aulas em universidades, prestar consultoria empresarial, administrativa e gerencial e atuar em áreas multidisciplinares que envolvam conhecimentos básicos de eletricidade, eletrônica, computação e bioengenharia.
Diferenciais do curso no UniFOA
O curso foi estruturado para que o profissional egresso possa desempenhar suas atividades profissionais nas diversas áreas da engenharia elétrica e criar os canais de interação entre essas áreas. A matriz curricular incorpora uma visão moderna voltada para as áreas de eletrotécnica, controle e automação e eletrônica. A busca por soluções sustentáveis para a geração de energia oriunda de fontes alternativas, limpas e renováveis, é parte integrante na formação do profissional.
Os futuros engenheiros devem estar bem preparados para as novas tecnologias. As Fontes Alternativas de Energia irão possibilitar um futuro de contínuo progresso, minimizando os impactos ambientais e buscando melhorar a qualidade de vida.