O curso tem um enfoque maior em matérias relacionadas a economia, meio ambiente, finanças e gestão ou administração da produção, sem deixar de propiciar os conhecimentos básicos da Engenharia e abordar as principais tecnologias envolvidas nos processos de produção.
A
Engenharia de Produção se dedica ao projeto e à gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente.
É uma Engenharia que aborda menos tecnologia do que as Engenharias tradicionais, é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto diferente de conhecimentos e habilidades. O aluno cursará disciplinas básicas de Química, Física e Matemática (30% da carga horária do curso) complementadas por um conjunto de matérias básicas de Engenharia, como Materiais, Desenho Técnico, Eletrotécnica e Ciências Térmicas (20% da carga horária do curso).
Em vez de o aluno se aprofundar em matérias técnicas que caracterizam as Engenharias tradicionais (Mecânica, Elétrica e Civil), ele terá contato com matérias de Administração, Comércio, Contabilidade e Técnicas de Gerência focadas na realidade industrial. Na Engenharia de Produção essas matérias representam 50% de toda a carga horária do curso.
O mercado de trabalho da
engenharia de produção é amplo. O engenheiro de produção pode trabalhar nos seguintes setores:
- Setor industrial, em indústrias de automóveis, eletrodomésticos e de equipamentos;
- Setor de prestação de serviços, em empresas de transporte, telefonia, construção, consultoria, hospitais, bancos, seguradoras e fundos de pensão;
- Órgãos públicos;
- Empresas de processos, refinarias de petróleo, usinas de açúcar, agroindústrias, indústrias de alimentos;
- Empresas de engenharia atuantes nas diversas áreas tradicionais de engenharia: civil, mecânica, telecomunicações, elétrica, computação, etc;
- Setor de Internet (comércio eletrônico, logística, Web Design);
- Empresas ligadas à área da informática, gestão e administração (finanças, recursos humanos);
- Setor de atuária (fundos de pensão e previdência);
- Instituições financeiras (bancos, corretoras, bancos de investimento, seguradoras);
- Negócio próprio.
O curso de Engenharia de Produção é excelente
O conhecimento enobrece o ser humano.
João Souza
Graduação em Engenharia de Produção - Octubre 2011