Objectivos
O Engenheiro de Produção está voltado primordialmente para as atividades de planejamento, operação e controle. Para isso, possui formação básica nessas áreas, além qualidade e produtividade, gestão da produção, mercado de capitais, projeto de fábrica e de produto. O profissional também utiliza conceitos e ferramentas de áreas correlatas, como a estatística, economia, ambiental, gerenciamento de custos e análise econômico-financeira de projetos de engenharia, além de gestão financeiro-empresarial e de sistemas de informação.
Conteúdo
Mercado de Trabalho
O Engenheiro de Produção pode atuar nos setores industrial, agroindustrial, de comércio, serviços e de mercado financeiro, podendo optar por uma diversidade de áreas dentro de cada um desses segmentos.
Um novo mercado de trabalho está se formando para os que pretendem seguir a carreira de Engenharia de Produção. A mudança mais radical está nos tipos de operação que o profissional passará a ter como objeto de trabalho, como ambientes mais complexos, intensivos em alta tecnologia. É necessário também que o Engenheiro Ambiental aprenda a lidar com o aumento da freqüência das inovações tecnológicas, principalmente as que transformam diretamente seu próprio ambiente.
O profissional em Engenharia de Produção dessa sociedade atual deve saber lidar com uma dinâmica cada vez maior em sua rotina e em seu ambiente de trabalho, num mercado de trabalho que vai exigir mais de seu desenvolvimento intelectual, tanto para produzir valor, quanto para aprender e se adaptar às novas condições.
Diferenciais do curso no UniFOA
Denominado como Curso de Graduação em Engenharia de Produção, está inserido no campo de saber tecnologia, que engloba a área de conhecimentos necessários à Engenharia. O Engenheiro de Produção tem como sua atividade fim o uso dos princípios científicos e conhecimento de engenharia aliados as mais avançadas tecnologias de produção. Esse profissional contribui com a melhoria das regiões e comunidade. Posto isto, o Engenheiro de Produção poderá atuar em diferentes áreas na sociedade, dentre as quais Planejamento e gerenciamento da produção;