O engenheiro de produção é hoje um dos profissionais mais requisitados para atuar em todas as áreas de qualquer empresa do ramo, pois acompanha os processos de desenvolvimento de produtos e serviços, criando mecanismos de redução de custos e aumento da competitividade. É um profissional que deve ter a visão do todo e oferecer suporte para solucionar problemas e aumentar a produtividade da empresa.
No curso de Engenharia de Materiais, além das matérias técnicas você se habilita a ser gerente e sair com vantagens para competir no mercado de trabalho. Os objetivos do curso são os seguintes :
- Capacitar os alunos no conhecimento das teorias, leis, princípios, métodos e tecnologias relacionadas direta ou indiretamente à Engenharia de Produção.
- Capacitar os alunos a serem gerenciadores de empreendimentos e a serem geradores e gerenciadores de um negócio próprio.
- Orientar os alunos para se capacitarem a trabalhar em áreas de pesquisa, de projeto, de desenvolvimento, processamento de produtos e de manutenção; em empresas de uma forma geral e em indústrias ou usinas de processamento de materiais, em particular.
Mercado de Trabalho
As potencialidades da Metalurgia e dos Materiais no Espírito Santo fazem com que o setor siderúrgico no Estado se encontre em expansão, após a implantação do Laminador de Tiras a Quente (LTQ) da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). Além do impacto direto na geração de novos empregos, lá o surgimento de empresas satélites para fornecimento de insumos e serviços e o consumo dos produtos desta nova linha, gerando assim mais chances de negócios, de trabalho e de emprego.
Além disso, o formando de Engenharia de Produção em Materiais e Metalurgia pode atuar nas seguintes áreas:
Controle de Sistemas de Produção: Gerenciando a produção de bens e serviços, administrando recursos humanos e materiais em busca de maior produtividade e qualidade.
Economia Industrial: Estudando e determinando a aplicação de recursos financeiros ao processo industrial, calculando os custos de produção e previsão de vendas.
Pesquisa e Desenvolvimento: Criando e desenvolvendo ferramentas, máquinas e linhas de produção industrial.
Processos Industriais: Projetando, montando e controlando processos produtivos industriais.
Logística: Definindo métodos de seleção de fornecedores, de controle de qualidade dos insumos, de funcionamento do estoque e das formas de distribuição do produto final.
Marketing, Publicidade E Vendas: Fazendo a ponte entre empresa e consumidor.
Metais Ferrosos: No desenvolvimento de ligas metálicas que contenham ferro. Acompanhar as diversas fases de fabricação em usinas siderúrgicas, do planejamento ao controle de qualidade da produção.
Metais Não Ferrosos: Na produção de ligas metálicas que não contenham ferro, como alumínio e cobre. Definir técnicas e métodos para trabalhar com cada metal.
Tratamento de Metais: no controle o processo de transformação de metais ferrosos e não ferrosos. Estudar a composição e as propriedades dos metais e definir o melhor tipo de tratamento.
Duração e Vagas
O Curso de Engenharia de Materiais tem a duração mínima de 5 (cinco) anos, e máxima de 9 anos. São oferecidas 50 vagas noturnas.