Conteúdo
Graduação em Engenharia de Controle e Automação
Carreira:
O engenheiro de controle e automação associa a robotização com processos mecânicos que se integram aos sistemas computadorizados. Este engenheiro integra processos, sistemas, equipamentos, máquinas, motores, manipuladores e dispositivos de controle com automação. Realizam projetos que acionam maquinários industriais, processos de fabricação ou robôs por meio de redes industriais e de aquisição de dados que são comandados por microcontroladores e sistemas de supervisão.
Tem por objetivo associar a eletroeletrônica, eletromecânica, computação e informática em aplicações de missão crítica, células de manufatura flexível, processos industriais, sistemas comerciais e prediais. Além disso, pode atuar no desenvolvimento, operação e manutenção de equipamentos e dispositivos para o segmento de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Referência no mercado:
O curso de Engenharia de Controle e Automação da FMU forma profissionais com habilidades e competências para atuar em projetos voltados a análise, modelagem e simulação de sistemas, sistemas lineares e não-lineares, automação industrial, robótica, controle de sistemas dinâmicos. Este conjunto técnico científico promove oportunidades ímpares no mercado de trabalho que se consolida na área das engenharias da FMU.
Programa inovador:
A proposta do programa para formar o engenheiro de controle e automação na FMU é uma referência no mercado das engenharias, pois associa prática a teoria em composição aos projetos integrados, que são o grande alicerce no contexto da dinâmica tecnológica atual e futura. Os eventos realizados no ambiente acadêmico e em atividades externas reforçam valores que vão além do conhecimento compartilhado, como a cooperação, o profissionalismo, a ética e o empreendedorismo. Para isto a grade curricular destaca disciplinas que permitirão aos alunos planejar, projetar, gerenciar, operar e manter sistemas eletroeletrônicos integrados a ambientes automáticos, semiautomáticos, robóticos e eletromecânicos.
A profissão na prática:
O trabalho desenvolvido no curso conjuga a teoria com a prática, os laboratórios simulam ambientes reais com equipamentos, instrumentos, protótipos, robôs e softwares que vão agregar valores ao aluno para coordenar equipes de trabalho, fiscalizar e documentar trabalhos técnicos e científicos; e também efetuar vistorias, perícias e avaliações emitindo laudos e pareceres técnicos; responderá em postos de trabalho que visem projetar, supervisionar, otimizar, instalar e manter sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, sistemas eletrônicos, sistemas de comunicações e sistemas de controle e automação.
Ato Autorizativo: Resolução de 10 de agosto de 2012, do Conselho Diretor e de Ensino, Pesquisa e Extensão – CDEPE.
Formação: Engenheiro de Controle e Automação
Duração: 10 semestres
Campus Liberdade - Manhã - Noite.