Conteúdo
Graduação em Engenharia de Alimentos
O engenheiro de alimentos atua na produção industrial de alimentos, transformando matérias-primas em produtos alimentícios. Este profissional pode atuar no desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade, dimensionamento de equipamentos e no controle de processos.
Os sólidos conhecimentos em engenharia, ciência e tecnologia de alimentos permitem-lhe ações em diferentes etapas do desenvolvimento, transformação e distribuição dos alimentos, podendo também atuar no segmento da prestação de serviços, em consultorias, direção e gerenciamento de projetos. A formação possibilita a adequação deste profissional às exigências atuais de inovação tecnológica, garantindo qualidade aos alimentos sem descuidar da preservação ambiental.
Mercado de trabalho
O parque industrial da região, com foco na produção de alimentos, é uma excelente oportunidade para estágios de graduandos e emprego aos egressos do curso. O setor encontra-se em fase de crescimento com a instalação de novas indústrias na região. No cenário nacional, o mercado de trabalho está em expansão, em especial nas áreas de controle de processos, produção de alimentos, controle de qualidade, planejamento e projeto industrial, gerenciamento e administração de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e fiscalização de alimentos e bebidas.
A empregabilidade do engenheiro de alimentos formado na UPF é de 82%. Destes, 45% atuam em indústrias de alimentos, 26% encontram-se em pós-graduação, 15% atuam em outras áreas, 6% possuem negócio próprio, 4% atuam na área de consultoria e serviços e 4% atuam em ensino ou pesquisa.
O curso na UPF
A Engenharia de Alimentos destaca-se pelos métodos de ensino e incentivo ao desenvolvimento das habilidades interpessoais. O corpo docente é composto por 98% de mestres e doutores, atuando junto aos alunos em disciplinas teóricas, aulas práticas, projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos alimentícios com segurança alimentar, garantindo qualidade de vida aos consumidores. A graduação conta com estrutura laboratorial do próprio curso e complementação de trabalhos integrados ao Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa). A Empresa Júnior (Getal) permite ao estudante a atuação em atividades de consultoria, desenvolvimento de projetos, vivência e conhecimento da realidade da futura profissão. No último Enade (2008) o curso obteve nota 4, enquadrando-se como um dos melhores cursos do país.
Titulação: Engenheiro de Alimentos
Duração: 5 anos – 10 semestres
Horário de funcionamento: noite, com aulas aos sábados pela manhã
Onde o curso é oferecido: Campus I - Passo Fundo