Conteúdo
Engenharia Bioenergética
O curso de Engenharia Bionergética forma um profissional múltiplo nos campos da engenharia agronômica, química, mecânica, elétrica, ambiental, civil, de produção, dentre outras. A graduação permite o conhecimento conjuntural do setor de recursos bioenergéticos, envolvendo os segmentos da política, economia, desenvolvimento e meio ambiente, de forma a possibilitar a geração de tecnologias e biotecnologias. A intenção é permitir o aumento da oferta, com a diminuição de preços dos recursos, premissas indispensáveis para a migração da atual matriz energética, baseada em combustíveis fósseis, para a matriz fundamentada nos recursos bioenergéticos.
O objetivo da graduação consiste no estudo, pesquisa, produção, distribuição e consumo de biocombustíveis (etanol, biodíesel, biogás, biomassa, dentre outros) e bioenergias (eólica, solar, hidráulica, geotérmica, do mar, célula de hidrogênio, dentre outras), de forma renovável, ambientalmente sustentável e socialmente justa. A análise conjuntural do setor bioenergético consiste no estudo dos fundamentos de economia, administração e finanças, economia ambiental, política e legislação ambiental, engenharia econômica e avaliações, planejamento e orçamentação, recursos bioenergéticos e desenvolvimento, planejamento integrado de recursos e análise econômica de alternativas bioenergéticas.
A graduação tem como premissa o entendimento da cadeia dos recursos bioenergéticos de forma abrangente. Como exemplo, podemos citar a cadeia da energia hidráulica, durante a qual o aluno estudará desde as disciplinas básicas, como Mecânica dos Fluidos, Hidráulica e Hidrologia, às relativas aos recursos hídricos, aproveitamento hidrelétrico, conversão eletromecânica e turbinas e geradores, passando pela análise de impacto deste tipo de recurso bioenergético no meio ambiente. Outro exemplo refere-se à geração de energia elétrica através da biomassa, incluindo os fundamentos da termodinâmica, os conceitos de combustão, os mecanismos de motores a combustão, geração biotermelétrica e cogeração, até a poluição causada por este tipo de operação. Desta forma, o curso forma o profissional com uma visão holística do setor, capacitando-o a atuar da produção e consumo, ao desenvolvimento de tecnologias e biotecnologias de recursos bioenergéticos.
Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Autorizado pela Res. CONSUNI/FUMEC 003/07 de 18 de outubro de 2007.
(*) Valor de referência apenas para o 1º período do curso / 1º semestre de 2011 (pagamentos efetuados até a data de vencimento), incluindo as disciplinas regulares do período. O regime é semestral, o que corresponde a 6 parcelas mensais, sendo a 1ª parcela paga no ato da matrícula. Os reajustes levam em consideração a Lei nº 9.870/99, atendendo a periodicidade permitida por lei.