Conteúdo
Graduação em Engenharia Ambiental
Habilitação: Bacharelado
Duração: 5 anos
Situação legal: Campi Tijuca e Barra - Autorizado pela Resolução 1/2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA.
Campus Cabo Frio - Autorizado pela Resolução 8/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA. - Reconhecimento em processamento no MEC.
Campus Centro:
Campus e turno: Campi Tijuca, Cabo Frio, Centro e Barra - Manhã e noite.
As matrículas de todos os cursos estão sujeitas à disponibilidade de vaga, a ser confirmada presencialmente no momento da entrega da documentação.
O Curso:
O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Veiga de Almeida, proporciona ampla formação, com conhecimento nas áreas de biologia, ecologia, geologia, cartografia, climatologia, poluição e impactos ambientais, legislação ambiental, saúde e meio ambiente, manejo de recursos naturais, tratamento e disposição de resíduos sólidos, dentre outros, além daqueles inerentes ao engenheiro civil, tais como: matemática, física, hidrologia, topografia, hidráulica, saneamento e arquitetura. A formação de engenharia possibilita, ainda, ao engenheiro alcançar posições de planejamento e gerenciamento de grandes empresas.
O curso foi elaborado de forma a possibilitar o convívio dos alunos de todas as Engenharias do primeiro ao quarto período, integrando os futuros profissionais de diferentes áreas da Engenharia. No quinto e sexto período, o curso está moldado para obter forte sinergia com a Engenharia Civil, compartilhando disciplinas como Geologia, Hidráulica, Topografia, Segurança do Trabalho, Arquitetura e Urbanismo, dentre outras. Isto possibilita um melhor conhecimento de áreas que auxiliarão na avaliação ambiental de projetos sustentáveis de Engenharia. A partir do sétimo período, concentram-se as disciplinas que irão proporcionar conhecimentos mais aprofundados e específicos de meio ambiente, tais como Ecologia e Sustentabilidade, Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, Tratamento de Efluentes Líquidos, Disposição dos Resíduos Sólidos, Energias Renováveis, Avaliação de Risco Ambiental, dentre outras.
Características do curso:
A Engenharia Ambiental é o ramo da Engenharia que torna possível a evolução tecnológica baseada no conceito de desenvolvimento sustentável, possibilitando ao engenheiro alcançar posições de planejamento e gerenciamento de grandes empresas. Em função da grande gama de atividades em que pode se inserir, o Engenheiro Ambiental deve ter ampla formação, com conhecimento nas áreas de Biologia, Ecologia, Geologia, Cartografia, Climatologia, Poluição e Impactos Ambientais, Legislação Ambiental, Saúde Ambiental, Manejo de Recursos Naturais, dentre outros, além daqueles inerentes ao engenheiro civil, tais como Hidrologia, Topografia, Hidráulica, Saneamento e Arquitetura.
Para alguns cursos de engenharia na Barra o ciclo profissional deverá ser ministrado em um campus diferente do ciclo básico.
Diferenciais UVA:
Excelente Laboratório de Águas
Visitas técnicas em disciplinas variadas
Palestras e mesas redondas técnicas, oficinas de eduação ambiental, ações sócio ambientais com comunidades, Cine Debate de filmes ambientais, mini cursos teóricos e práticos, além de eventos acadêmicos na Semana do Meio Ambiente e na Semana da Ciência e Tecnologia e no Dia Mundial da Água
Registro do Curso no CREA (Conselho de Engenharia) e no CRQ (Conselho de Química) possibilitando maior abrangência de atribuições profissionais
Corpo docente composto por mestres e doutores, atuantes no mercado com reconhecida experiência na área ambiental, tanto na educação quanto em planejamento, gestão e consultoria.
Mercado de Trabalho:
O Engenheiro Ambiental é necessário em grande parte das atividades produtivas de nossas indústrias, nos órgãos fiscalizadores e instituições utilizadoras de recursos ambientais. Dentre as atividades cabíveis ao Engenheiro Ambiental, referentes à administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos estão a supervisão, coordenação e orientação técnica; assessoria e consultoria; direção de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica. A boa gestão dos recursos hídricos passou a ser prioridade dos governos após as secas que castigam regiões do Sul e Sudeste e as empresas são cada vez mais obrigadas a preservar o meio ambiente das regiões onde estão instaladas.
As regiões que oferecem as melhores oportunidades para o profissional formado nessa área são a Sudeste e a Sul, devido à grande concentração de indústrias.