Conteúdo
Apresentação
Base conceitual e metodológica: como Curso de Engenharia Ambiental atende os requisitos necessários à quantificação e solução de impactos ambientais negativos, bem como a proposição, por meio de projetos, de ações preventivas a esses impactos, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais sob a ótica da sustentabilidade. Na sua concepção específica (Engenharia Ambiental) desenvolve uma matriz curricular diversificada e de natureza transversal no campo teórico e prático das ciências ambientais e humanas. Sustentabilidade é praticada em todas as disciplinas na busca permanente de um equilíbrio em todas as suas dimensões, notadamente a econômica, social e ecológica.
Há de se destacar uma formação prática atualizada em todas as atividades realizadas desde o primeiro semestre do Curso tendo a elaboração de “projetos” como instrumento básico. Aulas práticas são desenvolvidas em laboratórios do núcleo comum das engenharias (física, química, biologia, desenho, informática, e, em laboratórios específicos, tais como, hidráulica e hidrologia, tratamento de resíduos e efluentes, sistemas sanitários, sistemas de gestão e educação ambiental, geociências, topografia, ecologia, sistemas de informação geográfica.
Desde o primeiro semestre do Curso nossos estudantes devem completar uma carga horária específica de “atividades complementares” com o objetivo de ampliar sua formação disciplinar e prática além do desenvolvido pela matriz curricular presencial.
Por cinco semestres consecutivos, a começar do quarto semestre do Curso os estudantes, organizados em equipes e sob a orientação de um professor, desenvolvem projetos de “integração profissional” abordando temas práticos e atuais integrando conhecimentos, habilidades e competências até então adquiridos na solução de problemas reais além do desenvolvimento da prática do trabalho em equipes.
Visitas técnicas, desenvolvidas desde o primeiro semestre do Curso, são atividades externas, em empresas, instituições de ensino, pesquisa e extensão que objetivam aproximar o estudante das realidades do mercado e complementam a formação específica.
Objetivo:
Nosso objetivo principal é formar profissional competente, com habilidades para equacionar as questões ambientais, de forma inovadora e criativa por meio de ações economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas. Nosso foco é o ser humano, principal responsável pelas questões ambientais e certamente por suas soluções alternativas.
Mercado de trabalho / Atuação profissional:
No setor privado - elaboração de programas e projetos de educação e gestão ambiental; realização de diagnósticos e monitoramentos dos impactos ambientais; escolha das melhores alternativas para mitigação de problemas ambientais; elaboração e implementação de projetos de tratamento e/ ou disposição adequada e segura de efluentes líquidos, sólidos ou gasosos, tratamento de esgotos e o manejo da água e, a elaboração e implementação de projetos de reposição de áreas de preservação permanente e de reservas legais; Consultoria em estudos de impacto ambiental (EIA) e relatórios de impacto ambiental (RIMA) e de processos de certificação ambiental, de estruturação do sistema de gestão ambiental ou ainda atuar como auditor para fins de certificação pelas normas da série ISO 14000, desde que habilitado como tal. No Setor Público - Planejamento ambiental de territórios, de sistemas urbanos e sanitários; elaboração e implementação de políticas públicas de prevenção, monitoramento e controle ambiental; gestão ambiental em unidades de conservação, licenciamento ambiental de atividades produtivas e de projetos públicos; pesquisa tecnológica ou básica voltada para a sustentabilidade ambiental; planejamento, elaboração e implementação de projetos de educação ambiental. Nas organizações não-governamentais - planejamento, elaboração e a implementação de projetos de desenvolvimento e de educação ambiental.
Coordenação:
Prof. Dr. Marco Antonio Ferreira Gomes
Autorizado pelo MEC, conforme Portaria Ministerial nº 3561, publicada no Diário Oficial da União em 18/10/05.
Duração: 5 anos
Turno: Diurno e Noturno