Objectivos
O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tuiuti do Paraná utiliza uma proposta curricular ousada e inovadora, em que desde o primeiro período, o futuro engenheiro ambiental já inicia a prática da profissão. Ao final do curso, o aluno terá uma sólida formação técnico-científica e profissional, com forte base teórica e habilidade experimental que o capacitará para identificar e resolver problemas específicos e multidisciplinares demandados pela sociedade, considerando os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, com visão humana, de respeito ao meio ambiente e aos valores éticos em prol da sustentabilidade.Com a função de desenvolver meios para evitar ou combater os danos físicos ou biológicos causados, ou a serem impetrados ao meio ambiente, pela ação humana, a Engenheira Ambiental é a profissão nova e arrebatadora. Uma grande área de atuação e mercado em plena expansão aguarda aqueles que não temem as aventuras dos desafios tecnológicos. Não se tratam de salvadores do planeta, mas de engenheiros que baseados em sólida formação técnico-científica propiciam o conforto da vida tecnológica à população aliado ao crescimento sustentável.
Conteúdo
Campo de Atuação
O profissional formado em Engenharia Ambiental na UTP poderá atuar na supervisão, coordenação, planejamento e orientação técnica de diversos projetos, de modo a atender a demanda social de um desejado equilíbrio entre o desenvolvimento e o meio ambiente.
Atuação em atividades fins como: gerenciamento de resíduos sólidos (urbanos, industriais, hospitalares e agrícolas); recuperação de áreas degradadas; avaliação de impactos ambientais; planejamento e gerenciamento ambiental (SGA).
O engenheiro ambiental realiza: estudos de viabilidade técnica e econômica (contabilidade ambiental); assistência, assessoria e consultoria (licenciamento ambiental); direção de obras e serviços técnicos; vistorias, perícias e avaliações; arbitramento, laudos e pareceres técnicos; ensino (educação ambiental), pesquisa, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica e extensão; elaboração de orçamentos; padronizações, mensurações e controle de qualidade (modelagem ambiental); execução e fiscalização de obras e serviços técnicos; condução de trabalho técnico, como por exemplo, estudos de relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA), poluição atmosférica e de águas, além do gerenciamento de energias alternativas.
O curso de Graduação em Engenharia Ambiental que fiz na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) atendeu as minhas expectativas, aumenta meus argumentos e poder de opinião dentro dessa área de estudos.
Caroline Moura
Graduação em Engenharia Ambiental - Junio 2011