Conteúdo
O profissional enfermeiro é um dos integrantes da equipe de saúde, que desenvolve ações preventivas e curativas, em todos os estágios da vida humana, da concepção à morte. Tem competências técnico científicas, ético-políticas e sócio educativas, que permitem articular as várias dimensões que perpassam seu campo de intervenção. Além de sua formação generalista obtida na UNIPINHAL, deve manter constantemente aberto, seu canal de aperfeiçoamento/atualização, através da educação contínua. A Lei nº 7.498/86 regulamenta o exercício da profissão.
Missão
Faz-se mister destacar que nos objetivos propostos o currículo estará organizado de forma nuclear, em complexidade crescente, não havendo em nenhuma hipótese uma separação de ciclo básico e profissionalizante.
Perfil Profissional
Frente às rápidas transformações que ocorrem na sociedade e, consequentemente, no mercado de trabalho, faz-se necessário que o UNIPINHAL organize o ensino de forma a responder as demandas. Assim, pretendemos formar enfermeiros, bacharel generalista crítico e reflexivo. Profissional capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais e seus determinantes.
Capacitá-lo a atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano
Habilitá-lo para o trabalho de pesquisa e investigação, visando o desenvolvimento técnico-científico da Enfermagem, criação e divulgação da cultura, possibilitando a compreensão de uma relação harmoniosa dos seres humanos com seu meio-ambiente em qualquer estágio de saúde que ele se encontre. Assim concebido o perfil, explicitaremos as competências e habilidades técnico-científicas, ético-políticas e sócio-educaticvas que sustentam este perfil.
Competências e Habilidades
Gerais:
· Atenção à Saúde: Os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual
quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e
contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, dentro dos prinçipios da ética/ bioética.
· Tomada de decisões: O trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado da relação custo/benefício de efetividade , da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Devem possuir habilidades para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada.
· Comunicação: Os profissionais de saúde devem ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
· Liderança: Assumir posição de liderança, sempre tendo em visa o bem-estar da comunidade.
· Administração e gerenciamento: Gerenciar e administrar tanto a força de trabalho como os recursos físicos
e materiais e de informação.
· Educação permanente: Os profissionais devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso
com a educação e o treinamento/estágios.
Específicas:
· Atuar profissionalmente compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases
evolutivas.
· Incorporar a ciência/arte de cuidar como instrumento de interpretação profissional.
· Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões.
· Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional nos diferentes níveis de atuação à saúde, planejamento, coordenando, supervisionando a avaliando a ssistência prestada, bem como, da execução de procedimentos de enfermagem aos pacientes de maior complexidade e risco.
· Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações.
· Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência.
· Atuar nos programas de assitência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso.
· Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde.
· Assumir os compromissos éticos, humanísticos e sociais com o trabalho multiprofissional em saúde.
Currículo
Anatomia humana, citologia/histologia/embriologia, bioquímica/geral/biofísica, bioestatística, bases de epidemiologia, bases históricas da enfermagem, sociologia aplicada a enfermagem, antropologia filosófica, genética humana/evolução, saúde ambiental/ecologia, fisiologia, microbiologia/imunologia, informática para enfermeiros, bases psicológicas para as ações de enfermagem, patologia, práticas educativas em saúde, farmacologia, parasitologia, nutrição aplicada a enfermagem, princípios de investigação científica, semiologia e semiotécnica de enfermagem, ética profissional e legislação, processo de cuidar do adulto e do idoso, processo de cuidar na saúde coletiva, processo de cuidar no domicílio, processo de cuidar na saúde da mulher, processo de cuidar da criança e do adolescente, princípios de administração para o gerenciamento de enfermagem, processo de cuidar na saúde mental e psiquiatria, processo de cuidar nas situações de risco, processo de cuidar e de trabalho no centro cirúrgico e central de material, gerenciamento do processo de cuidar em instituições hospitalares e unidades básicas de saúde, trabalho de conclusão de curso, estágio supervisionado em instituições hospitalares e unidades básicas de saúde.
Estágio Supervisionado
Os estágios são realizados nas Instituições abaixo discriminadas:
· Hospital Francisco Rosas (Espírito Santo do Pinhal) · Sanatório Bezerra de Menezes (Espírito Santo do Pinhal)
· Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal (Unidades Básicas de Saúde) · Santa Casa de Mogi Guaçú.
Laboratórios e Equipamentos
Para o desenvolvimento das atividades, o Unipinhal oferece:
Laboratórios
Laboratórios de Enfermagem, com toda a infra-estrutura para as aulas práticas. Laboratório do Ciclo Básico, com recursos para a realização de atividades atreladas às disciplinas das áreas biológicas e químicas.
Acesso a lnternet
Conta com um link de 4 Mb, via rádio, para a realização de atividades acadêmicas através de 8 laboratórios para aulas práticas e acesso à Internet, disponível nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Recursos Materiais
· Biblioteca: área destinada ao estudo, pesquisa e trabalhos de cunho acadêmico. Possui
grande acervo de livros, artigos, revistas, teses, monografias, entre outros, catalogados segundo a ABNT, e
recursos humanos capacitados para um melhor atendimento.
· Salas de aulas: com capacidade para 80 alunos, dispondo de adequada iluminação e ventilação.
· Salas de vídeos: para a viabilização de atividade acadêmicas.
· Prática: deverá ser desenvolvida em hospitais e unidades básicas do Município, bem como nas mais
diversas instituições de atenção à saúde.
Material Audiovisual
Para o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas utilizamos:
. Retroprojetor.
· Projetor de Slides
. Lousa
· Multimídia
Eu fui aluno e aproveitei o máximo porque o curso estava excelente.
Adalberto Ferreira
Graduação em Enfermagem - Junio 2011