Conteúdo
:: Perfil do profissional que irá se formar no curso de Enfermagem da Facear
O enfermeiro formado na Facear terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Deverá ser um profissional qualificado para o exercício da enfermagem, com base no rigor cientifico e intelectual pautado em princípios éticos.
Deverá ser capaz de conhecer e intervir sobre problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, já sabidamente um pólo industrial, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano durante todo o ciclo vital da concepção até depois da morte.
Terá conhecimentos de tópicos de saúde de saúde ocupacional, riscos ocupacionais e deverá ser capaz de intervir na saúde do trabalhador nos diversos cenários de atuação, Unidade básica de Saúde, Unidade de Saúde da Família, Hospitais e Indústrias.
Deverá ser capaz de:
desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;
atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;
responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;
planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
A competência técnico-científica e política a ser adquirida no nível de graduação do enfermeiro, devem conferir-lhe terminalidade e capacidade profissional para a inserção no mercado de trabalho, considerando as demandas e necessidades prevalentes e prioritárias da população.
:: Estrutura de Apoio
O curso de Enfermagem irá contar com laboratórios específicos do curso, como também com outras estruturas que serão compartilhadas com os cursos de saúde e os outros cursos da faculdade.
Os laboratórios de uso comum da área da saúde serão os de: Anatomia Humana, Biologia e Microbiologia (embriologia, parasitologia e histologia), Química e Bioquímica, Fisiologia, Biofísica, salas de preparo.
O laboratório específico de enfermagem será utilizado apenas a partir do segundo semestre do curso e é chamado de Laboratório de Semiologia e Semiotécnica.
O aluno de enfermagem também utilizará os laboratórios de informática, biblioteca, auditório, cantina, xérox, enfim todos os espaços que são de uso comum de todos os cursos da Facear.