Conteúdo
O curso de graduação em Educação Física do UNIFEMM vem, desde o ano de 2007, oferecendo nas modalidades: Licenciatura (matutino e noturno) e Bacharelado (noturno)
* Licenciatura
O curso de Licenciatura em Educação Física destina-se à formação do profissional para atuar na docência da Educação Física em escolas de todos os níveis e modalidades da educação básica - educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e adultos. Além disso, o professor de Educação Física também pode elaborar e propor atividades relacionadas às práticas corporais vinculadas a projetos de lazer e esportes.
O profissional graduado (bacharel) em Educação Física terá condições de elaborar, propor e executar projetos e trabalhos relacionados a programas de atividades físicas e práticas corporais em diferentes espaços educativos, tais como: clubes, hospitais, centros de saúde, academias, spa’s, hotéis, dentre outros.
Aprovado pela Portaria do CEPE nº 001 de 28/08/2006
Duração do Curso: 4 anos
* Bacharelado
O projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Educação Física se insere no movimento de desdobramento e atendimento a um conjunto de demandas crescentes pela presença do profissional de Educação Física em diferentes espaços e ambientes educativos na cidade de Sete Lagoas, bem como em toda a microrregião.
Além disso, a instalação do Bacharelado em Educação Física acompanha o processo gradual de consolidação da área da Saúde no conjunto de cursos oferecidos pelo UNIFEMM.
O projeto Pedagógico que apresentamos dialoga com a produção acadêmica da área, principalmente aquela produzida a partir da década de 80 e que teve como suporte teórico uma visão critica da Educação Física. O projeto também se constitui em sintonia com as últimas diretrizes para os cursos de formação em Educação Física. Sua matriz curricular se constitui a partir dos seguintes eixos:
* Saúde, Lazer e qualidade de vida como princípios articuladores da formação
Nesse sentido, espera-se que os acadêmicos possam tomar contato com os diferentes conceitos e representações de Saúde construídas historicamente e, ao mesmo tempo possam se aproximar e apropriar da produção científica do campo da saúde coletiva.
No tocante ao Lazer o mesmo será tomado como um fenômeno típico da modernidade e que se configura como um tempo e espaço conquistado e disponível para vivência da cultura. È importante também explicitar o entendimento do Lazer como um direito e as relações entre a Educação Física, as práticas corporais e a qualidade de vida.