Graduação em Educação Física - Bacharelado
Educação Física
O Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília - UCB, oriundo da antiga Faculdade Dom Bosco de Educação Física, criada em 1976, ao longo dos seus mais de 30 anos de história dedicados às causas da Educação Física e do Desporto, experimentou um crescimento invejável, ao ponto de hoje, pela qualidade das suas instalações, atualidade dos seus laboratórios e equipamentos, qualidade do corpo docente e seus mais de 1800 alunos, situar-se como um dos maiores e melhores cursos de Educação Física do Brasil, com contribuições significativas para a Educação Física do Distrito Federal, da Região e do País.
O Curso de Educação Física da UCB, na medida que busca orientar sua prática educativa e seus instrumentos de trabalho no sentido de educar, socializar e preparar indivíduos capazes de atuar em uma sociedade concreta, mas em constante mutação, tendo por base o vasto campo de intervenção do profissional de Educação Física, depara-se com um desafio coletivo que exige integração e empenho na elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de ações capazes de preparar um profissional apto a atuar de forma competente em instituições, populações e espaços diversificados como academias, escolas, clubes, condomínios, laboratórios, centros/comunitários, empresas, hotéis, e institutos de reabilitação, envolvendo crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais.
Mercado:
As transformações econômicas, sociais, culturais e políticas identificadas na sociedade, aumentaram a diversidade e complexidade do campo de atuação dos profissionais de Educação Física. O fenômeno sócio-cultural denominado por muitos de "esportivização da sociedade" associado ao reconhecimento das conseqüências deletérias do sedentarismo sobre o bem estar da população vem motivando e exigindo profundas modificações no estilo de vida das pessoas de todas as idades e condições sociais
Esse fenômeno provocou uma rápida expansão e diversificação dos campos de atuação do profissional. Nesse sentido, acentuam-se as perspectivas do lazer, da formação corporal e seus reflexos no desenvolvimento cognitivo, na ocupação do tempo livre e da manutenção da saúde com reflexos positivos na qualidade de vida do cidadão.
Atualmente a Educação Física adquiriu o status de uma área de conhecimento, apoiada em bases científicas e reconhecimento social. Com essa evolução o profissional ampliou suas possibilidades de atuação, encontrando outros espaços de trabalho situados em duas dimensões claramente definidas e limitadas: o licenciado para atuar na escola básica e o graduado (bacharel) para atuar na área não-escolar.
Na Escola, o professor deve estar preparado para atuar em todo o segmento da Educação Básica, demonstrando condições técnico-pedagógicas para administrar, coordenar, planejar, programar, organizar, dirigir, supervisionar, avaliar e lecionar conteúdos do componente curricular Educação Física na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, e nas atividades de natureza técnico-pedagógica (ensino, pesquisa e extensão), que envolvam o ensino e aprendizagem dos movimentos corporais, culturalmente determinados e socialmente valorizados, como as práticas esportivas, as ginásticas, os jogos e a dança; denominado pelo Coletivo de Autores (1992) como Cultura Corporal de Movimento, que além de representar um conteúdo importante e socialmente reconhecido que precisa e deve ser trabalhado na escola, possui potencialidades para contribuir no processo de formação individual e social do jovem em idade escolar.
Fora do espaço da escola formal, na perspectiva da prevenção das doenças; promoção e proteção da saúde, educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo, preparação de equipes competitivas, lazer; atendimento às pessoas com necessidades de atividades motoras adaptadas tanto no que concerne à recreação e o lazer quanto às atividades de reabilitação e às de natureza competitiva, gestão de empreendimentos, organização, realização e avaliação de eventos. Os espaços onde, prioritariamente, poderão ser realizadas as atividades acima elencadas são: clínicas especializadas, academias, asilos, hotéis, clubes, condomínios, parques, centros de treinamento, laboratórios de pesquisa, logradouros públicos, empresas, e outros onde se realizem atividades físicas, recreativas e/ou desportivas.
Disciplinas:
- Leitura e Produção de Textos
- Fund. Hist. e Filosóficos da Educ. Física e dos Desportos
- Crescimento e Desenvolvimento Humano
- Ritmo e Movimento
- Recreação e Lazer
- Anatomia
- Metodologia Científica
- Bases Fisiológicas da Educação Física
- Metodologia do Atletismo
- Socorros de Urgência
- Sociologia dos Desportos
- Antropologia da Religião
- Metodologia do Ensino da Educação Física
- Metodologia do Futebol/Futsal
- Metodologia da Natação
- Aprendizagem Motora
- Metodologia da Ginástica Artística
- Anatomia do Movimento Humano
- Metodologia do Voleibol
- Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício
- Estágio Supervisionado I - Prática de Ensino
- Ética
- Medidas e Avaliação em Educação Física
- Fundamentos Didático-Pedagógicos do Jogo
- Metodologia do Handebol
- Metodologia do Basquetebol
- Est. Sup. II - Atividades Esportivas e Lazer
- Educação Física Adaptada
- Administração e Organização em Educação Física
- Est. Aplicada à Educação Física
- Educação Física e Saúde
- Fisiologia Aplicada à Atividade Física
- Atividades em Academia I
- Cinesiologia
- Biomecânica Desportiva
- TCC I - Educ. Física - Grad.
- Metodologia da Musculação
- Educação Física para grupos especiais
- Bioquímica do Exercíci
- TCC II - Educ. Físcia - Grad.
- Est. Sup. III - Atividades ligadas às Academias
Disciplinas Optativas:
- Inglês Instrumental Aplicado às Ciências da Vida
- Psicologia Aplicada à Saúde
- Saúde e Sociedade
- Planejamento e Gestão em Saúde
- Teorias da Aprendizagem
- Formação e Prática Docente
- Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
- Metodologia das Ativdades Aquáticas
- Atividades em Academia II
- Esporte de Alto Rendimento Modalidades Coletivas
- Ginástica Rítimica
- Esportes Radicais e de Aventura
- Triathlon
- Lutas I
- Dança de Salão
- Bases Biológicas do Exercício
- Metodologia da Ginástica Geral
- Bases Neurofisiológicas do Movimento Humano
- Nutrição e Atividade Física
- Esporte de Alto Rendimento Modalidades Individuais
- Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo
- Marketing Esportivo
- Administração e Org. de Acad. de Ginástica
- Ginástica Laboral
Carga Horária Total: 3205
Turnos Disponíveis: Matutino
Realização profissional x mercado de trabalho
No planeta haverá sempre um "lugarzinho" para você ser feliz com o que faz., não é mesmo?! Todos queriam que eu fizesse um desses cursos "famosos": Engenharia, Medicina, Direito, entre outros. Porém já estava decidido e entrei de "cabeça" no curso de Educação Física, na Faculdade de Educação Física de Brasília. Tive ótimos professores. Resultado? satisfação profissional total e amor incondicional à Educação Física. Os cursos são ministrados por profissionais altamente qualificados, prestando relevantes trabalhos à comunidade científica, no meio esportivo, no meio hospitalar como parte integrante do último estágio da reabilitação e na promoção da saúde e lazer da população.
José Carlos M. da Silva Mendes
Graduação em Educação Física - Bacharelado - Enero 2012
Tive uma ótima formação e hoje sou um profissional reconhecido na minha cidade.
Wesley Reis
Graduação em Educação Física - Bacharelado - Junio 2011