Design Industrial - Balneário Camboriú
- Habilitação: Design Industrial
- Titulação: Bacharel
- Carga horária: 2.880 horas/aula
- Duração: 8 semestres
- Período de funcionamento: Noturno
Perfil do Curso
O Curso segue quatro linhas básicas: a promoção do equilíbrio estético-funcional entre beleza e praticidade; a realização de interfaces entre Estética, Psicologia, Economia, Sociologia e Ergonomia; a criação de objetos; a viabilização técnica das etapas do processo criativo. O Curso de Design Industrial é o único no país que enfatiza o Design Receptivo. Forma o Designer Industrial em suas diversas habilidades, com ênfase no turismo e no lazer, o que representa um diferencial da formação profissional.
Campo de atuação do profissional
O Designer atua nas mais diversas áreas da indústria, do comércio e dos serviços, desde a criação de novos produtos até o gerenciamento de processos de projeto e de produção. O mercado para o Designer Industrial tem se revelado promissor e de grande futuro. Em um país que passa por um processo de crescimento como o Brasil, para o qual é vital exportar, o profissional de design tem a missão de criar produtos e serviços que, ao portarem a “cara” do País, geram um diferencial competitivo através da forma, dos processos e de sua identidade.
Vocação
O profissional de design industrial atua com o planejamento, gestão e desenvolvimento de produtos nas mais diversas áreas, como os setores moveleiro, cerâmico, eletro-eletrônico, automobilístico, de máquinas e equipamentos, de eletrodomésticos, de objetos e de acessórios. A preocupação do designer industrial não se limita apenas à questão estética do produto, mas também envolve fatores ecológicos, tecnológicos (materiais e processos de fabricação), ergonômicos (relação do produto com as pessoas), semióticos (mensagens e significados dos produtos), culturais e socioeconômicos.
O perfil desejado para o profissional é que ele seja criativo, capaz de estabelecer novos conceitos e materializa-los, sensível às necessidades humanas, e capaz de interpretar os fenômenos mercadológicos, ser um articulador de signos, um veículo das tecnologias e um protagonista da cultura, interagindo com as outras áreas.
Foi de muito agrado meu. Me localizou dentro de uma profissão multifacetada e acabei escolhendo a linha da ergonomia e logo em seguida a segurança do trabalho onde estudo, atuo e me especializado a cada dia frente as diversidade que me aparecem a todo momento.
Rafael Claudino
Graduação em Design Industrial - Junio 2011
Muito bom o curso, mas não trabalho especificamente na área.
Júlio Cesar Camilo
Graduação em Design Industrial - Junio 2011