Objectivos
Ocupar o espaço em branco do papel preocupando-se com a hierarquia das informações e a adequação da linguagem visual é uma das práticas que tornaram célebre a atividade profissional do designer gráfico. Cores, imagens, texturas e tipografias ocupam livros, revistas, jornais, rótulos, embalagens, cartazes e uma infinidade de impressos para informar, entreter e emocionar pessoas em todo mundo. O Curso de Tecnologia em Design Gráfico das Faculdades Integradas Barros Melo trabalha desde o seu primeiro período os conceitos e técnicas envolvidas no projeto dessas peças gráficas.
Todo o esforço criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um produto de design é dimensionado em disciplinas práticas e teóricas. O corpo docente possui nomes de destaque no cenário nacional do Design Gráfico, mestres e doutores de importante produção acadêmica que incentivam a criação de um design atual, inteligente, alegre e comprometido com resultados. Os alunos não aprendem apenas a executar, mas também a gerenciar clientes, processos produtivos, sistemas de informação e projetos de pesquisa. Aliado ao corpo docente, a faculdade também disponibiliza uma excelente infra-estrutura. Formada por salas de aula equipadas com data-show, laboratório de informática com hardwares e softwares de última geração, laboratório de fotografia com reveladores e ampliadores, gráfica off-set e tipografia, dois núcleos de prática profissional, ateliê de desenho, três salas de projeção de vídeo, biblioteca e videoteca com acervo específico da área em constante ampliação.
No espírito de interação e interdisciplinaridade das Faculdades Integradas Barros Melo, o curso de Design se multiplica ao entrar em contato com outras graduações, como design Plásticas, Fotografia, Publicidade e até áreas afins como Produção Fonográfica, Jornalismo e design de Animação. Os alunos têm oportunidades de criar produtos de design já relacionados a várias do mercado profissional que vão se integrar ao concluir a formação. O resultado destes trabalhos tomou proporção nacional e internacional. O curso já conquistou vários prêmios como no 3º Salão Pernambuco de Design e algumas edições do Salão Internacional de Quadrinhos.
A instituição também incentiva a pesquisa acadêmica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Este programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa dos nossos alunos. Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital que é publicado em nosso site anualmente. Em seguida, basta cadastrar o projeto que será submetido à análise do nosso corpo docente. Em média a faculdade seleciona dez alunos por ano no programa, ao ser selecionado, o aluno passa a receber uma bolsa, na forma de desconto em sua mensalidade. Ao final do projeto, o aluno e o orientador recebem certificados.
Além disso, a faculdade mantém uma Central de Estágios, que em convênio com mais de cinqüenta empresas locais viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos nas salas de aula.
Os alunos também contam com cine-teatro, auditório e uma Videoteca, equipada com projetor multimídia para exibição e análise de material com imagem e som. A Faculdade também tem ateliê de arte, com estrutura ideal para as aulas de Desenho. A faculdade ainda dispõe do Núcleo de Audiovisual (Estúdio de TV) para exercícios de filmagem e edição.