Design
Concepção
O curso de Design foi concebido prevendo uma formação generalizante do profissional, deixando para a pós-graduação a decisão em seguir uma das vertentes do design. Destaca-se a preocupação com duas linhas de pesquisa: ECODESIGN E DESIGN SOCIAL, indo de encontro com as políticas institucionais de preservação da natureza e as questões sociais. O curso de Design inserido no contexto universitário de uma instituição confessional e salesiana e pertinente às demandas na capital e nos municípios do Estado, foi estruturado de forma a contemplar os seguintes aspectos na formação do aluno: . Formação humana: composta por disciplinas que visam a formação ética e moral do aluno capacitando-o para a cidadania e para a realidade em que irá atuar; . Formação profissional: composta por disciplinas básicas da área do design visando, no aluno, um sólido conhecimento profissional para que ele seja capaz de atuar com espírito crítico; familiarizar-se com o método científico e desenvolver e divulgar pesquisas.
Finalidade
O curso de graduação em Design, responsável pela formação do designer tem como finalidade a formação do profissional que se ocupa do projeto de sistemas de informações visuais, objetos e os sistemas de objetos de uso através do enfoque interdisciplinar, consideradas as características dos usuários e de seu contexto sócio-econômico-cultural, bem como potencialidades e limitações econômicas e tecnológicas das unidades produtivas onde os sistemas de informação e objetos de uso serão produzidos.
Objetivos
O curso de Design pretende formar o profissional com competência para atuar em equipes multidisciplinares e a nível tecnológico, com os seguintes objetivos:
1. preparar o futuro profissional par atuar em empresas e/ou instituições do mercado criando e desenvolvendo projetos e/ou produtos de alta qualidade;
2. Desenvolver o potencial criativo, de raciocínio e a visão crítica do acadêmico;
3. Estimular o conhecimento dos problemas atuais, em particular os nacionais e regionais, prestando serviços especializados à comunidade e estabelecendo com ela uma relação de reciprocidade;
4. preparar para tornar-se um profissional que estimulará o desenvolvimento da indústria regional;