Conteúdo
Design de Produto
O curso de Design tem como objetivo formar profissionais capazes de elaborar e desenvolver projetos que abranjam os aspectos do ambiente humano, de produtos e de bens culturais, relacionados às quatro áreas (ou habilitações) do Design, apresentando currículo estruturado em formação humanística, artística, técnica e profissionalizante. A formação ministrada nos três primeiros semestres, inclui as disciplinas comuns às diversas habilitações.
Nesta etapa, o aluno adquire conhecimentos básicos relativos a planejamento e configuração (técnicas de projeto e pesquisa, meios de representação e comunicação), sistemas de produção (relação com o processo produtivo: materiais e processos, metodologia e gestão), sistemas de utilização (relação com o usuário: ergonomia, semiótica, estética) e contextualização (relação usuário, objeto e meio ambiente: história, sociologia, artes). Outro diferencial são os Núcleos de Projeto, disciplinas que agrupam os alunos a partir do 4º semestre, provenientes das quatro habilitações, incentivando a criação através do princípio da inter-relação e interação multidisciplinar.
A sociedade procura um novo projeto, que envolve necessariamente a mudança da capacidade de imaginação, a recriação e a reavaliação dos parâmetros. No atual contexto virtual e de significativas mudanças nos costumes, cabe ao Designer desempenhar papel fundamental, enquanto revelador de tendências, provocador de novas práticas sociais e antecipador de necessidades futuras.
Design de Produto:
Projeta objetos que serão produzidos industrialmente, considerando não só a forma, mas as relações estruturais e funcionais do produto final; define e desenvolve os atributos estéticos e utilitários de objetos, equipamentos, móveis, dentre outros; pesquisa e escolhe materiais e novas tecnologias de fabricação; acompanha e orienta a fabricação do produto.
Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Reconhecido pelo Decreto de 31 de agosto de 2004.
(*) Valor de referência apenas para o 1º período do curso / 1º semestre de 2011 (pagamentos efetuados até a data de vencimento), incluindo as disciplinas regulares do período. O regime é semestral, o que corresponde a 6 parcelas mensais, sendo a 1ª parcela paga no ato da matrícula. Os reajustes levam em consideração a Lei nº 9.870/99, atendendo a periodicidade permitida por lei.