Conteúdo
Jornalismo - Comunicação Social
PERFIL DO PROFISSIONAL:
Quanto mais democrática é a sociedade, mais o jornalismo adquire papel de relevância social. Jornalismo é produzido por jornalistas. Diferentemente do colunismo especializado que pode requerer, ou não, esta formação. Cabe ressaltar que a decisão do Supremo Tribunal Federal não anula a necessidade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. A decisão aponta para a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da função de jornalista. Com efeito, as redações dos diversos veículos de comunicação continuam a contratar jornalistas graduados em jornalismo. Isto porque a função do jornalista ultrapassa os limites da busca e da divulgação de notícias ¿ ele deve aprofundar-se na interpretação dos acontecimentos, na análise de suas causas e conseqüências e na veracidade de suas fontes. O jornalista contemporâneo é multimídia e multifuncional: pesquisa, redige, edita reportagens, escreve crônicas, artigos e comentários e presta assessoria de comunicação e marketing, inclusive no ramo das celebridades. O curso de Jornalismo fornece o manancial necessário para que o aluno seja capaz de desempenhar sua missão como jornalista, com eficiência e eficácia, em meios de comunicação tradicionais e digitais. O egresso estará apto a utilizar todas as técnicas jornalísticas, além de ser formado de maneira a estar atento às transformações socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas/digitais da sociedade. O curso também estimula o desenvolvimento do empreendedorismo, a fim de que o aluno seja capaz de gerenciar o seu próprio negócio e a sua própria carreira. Para tanto, o curso de Jornalismo oferece todas as condições para uma atuação prática, através das atividades do NUCOM-Núcleo de Comunicação, com projetos de jornalismo, rádio, televisão e outros.
MERCADO DE TRABALHO:
Emissoras de televisão e de rádio, agências de comunicação, órgãos públicos e empresas têm oportunidades de trabalho para jornalistas. O profissional pode atuar como repórter, correspondente, redator, editor, repórter fotográfico ou assessor de imprensa. Há opção para ser autônomo, ter empresa própria ou prestar consultoria.
SOBRE O CURSO:
Além das técnicas necessárias para o exercício da profissão, o curso prepara o aluno para atender às necessidades de mercado jornalístico. A grade curricular é multidisciplinar e inclui matérias voltadas para geração de conteúdo digital. As aulas práticas são realizadas nos laboratórios de TV, Rádio, Fotografia e Informática.
Disciplinas:
1º per.
CCA0782 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA
CCJ0001 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
CCA0035 INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
CCA0781 INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES EM COMUNICAÇÃO
CEL0014 LÍNGUA PORTUGUESA
GST0917 PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
2º per.
3º per.
4º per.
5º per.
6º per.
7º per.
8º per.
TIPO DE FORMAÇÃO
BACHARELADO:
O Bacharelado tem foco na formação do graduado para exercer funções no mercado de trabalho. Todo o curso visa à capacitação do aluno, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso. O concluinte do curso, caso queira, pode também ministrar aulas no ensino superior, mas para isso é preciso que o profissional seja, pelo menos, pós-graduado.
LICENCIATURA:
A Licenciatura possibilita que o graduado tenha acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado, atuando como professor, em escolas de Educação Infantil e no Ensinos Fundamental e Médio. Quando a opção é ser um professor no nível superior, é preciso ter, no mínimo, pós-graduação na área, há instituições que definem como critérios para contratação um mestrado no currículo.
TECNOLÓGO:
O Tecnológico é uma graduação com duração entre 2 e 3 anos, que oferece uma formação específica em determinada profissão. O currículo tem uma carga considerável de disciplinas práticas e está ligado às necessidades do mercado de trabalho (os cursos são organizados em ?eixos tecnológicos?). O tecnólogo pode, posteriormente, dar continuidade a seus estudos cursando pós-graduação stricto sensu ou lato sensu.
FORMAS DE INGRESSO
› Vestibular tradicional: prova com duração de até três horas.
› Vestibular agendado: redação com duração de até uma hora.
ENEM: Se você fez o Enem de qualquer ano, faça sua inscrição por essa forma de ingresso. Fique isento do vestibular, não precisa pagar a taxa de inscrição e ainda conta com desconto no 1º semestre.*
› Atenção: sua pontuação deve ser acima de trezentos na redação e no mínimo nota 100 em cada uma das provas objetivas.*
TRANSFERÊNCIA: Mude para a Estácio, aproveite as disciplinas que já cursadas. E ainda garanta um desconto exclusivo durante todo o curso.*
SEGUNDA GRADUAÇÃO: Se você possui diploma de nível superior, faça sua inscrição.
Você não precisa fazer um novo vestibular. A duração da sua nova graduação pode ser reduzida, porque você aproveita as disciplinas que já fez. E ainda conta com um desconto exclusivo durante todo o curso.*
MODALIDADES
PRESENCIAL: Interação entre os alunos e a vida no campus. Todas as aulas são ministradas com professores em sala de aula. As aulas de laboratório são realizadas no próprio campus. As provas são feitas presencialmente.
EAD: Flexibilidade para estudar onde e quando quiser. As aulas são transmitidas via web e podem ser assistidas pela internet ou nos polos credenciados. As provas são realizadas presencialmente em um dos polos de educação a distância da Estácio pelo Brasil.
FLEX: As aulas presenciais são ministradas com professores em sala de aula. Todas as aulas de laboratório são realizadas no campus. Interação entre os alunos. O diploma é o mesmo da Graduação Presencial.
TELEPRESENCIAL: As aulas são teletransmitidas 1 vez por semana e as demais são transmitidas via web, podendo serem assistidas pela internet ou nos polos credenciados. As provas são realizadas presencialmente em um dos polos de educação a distância da Estácio pelo Brasil.
Muito boa.
A Universidade Estácio de Sá é excelente, a formação em Jornalismo nesta faculdade é muito boa.
Regina Gonçalves de Melo
Jornalismo - Enero 2012
Expectativas cumpridas
Com relação ao curso na Faculdade de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá, eu digo que me orgulho de ter me formado por esta Universidade. Obtive as respostas que sempre procurei, não só na minha carreira que venho exercendo há muitos anos na área da Comunicação Social, como na função de jornalista e assessor de imprensa que exerço hoje. Afirmando ainda que o bom profissional não é aquele que somente faz sua faculdade e se forma, e sim aquele que persevera e expõe de forma inteligente e positiva tudo o que aprendeu no decorrer do seu curso. Obrigado Estácio de Sá!
Alexandre Ferrari
Jornalismo - Enero 2012
Foi bom.
O curso, quando fiz, na década de 70 era muito novo.
Leila Sá Peixoto
Jornalismo - Diciembre 2011
Corpo docente
O corpo docente da Instituição é formado pelos melhores profissionais que há no mercado.
Magno Rocha
Jornalismo - Agosto 2011
Avaliação do curso
Gostei do curso que fiz e tive boas referências no mercado quando me formei.
Diogo Isoni Ribas
Jornalismo - Agosto 2011
Altamente recomendável pelo seu corpo docente
Excelente estrutura e professores excepcionais.
Josiane Severino Lourenço
Jornalismo - Agosto 2011
É uma boa Faculdade
Gostei muito de estudar lá, me ajudou a crescer profissionalmente.
Ricardo Felicio Guaraci Lopes
Jornalismo - Agosto 2011
Foi um bom curso.
Karen SIlva de SOuza
Jornalismo - Julio 2011
Foi importante pelo círculo de relacionamento conquistado.
Leila Sá Peixoto
Jornalismo - Junio 2011
Meu curso é muito bom, excelente, adoro minha área. Espero ser uma grande Jornalista. Muito bom compartilhar meu sonho com alguém.
Anônimo
Jornalismo - Junio 2011