Conteúdo
O que é?
O processo de comunicação abrange todas as relações sociais da sociedade contemporânea, desde as mais simples até as mais complexas. O profissional de comunicação social, com habilitação em jornalismo, está atento a esta realidade e tem como responsabilidade gerir, formar e expressar opiniões e informações por meio do uso do mais variados meios de comunicação. O jornalista, portanto, tem a responsabilidade de informar a sociedade sobre os acontecimentos da atualidade, propiciando a reflexão crítica e criando espaços para contestação desta realidade. Por isso, que o papel do jornalista é considerado fundamental nas sociedades democráticas e a profissão vem ganhando cada vez mais espaço tanto nos tradicionais veículos de informações, como jornal, rádio e TV, como em novos canais de comunicação, como a Internet, em empresas, em órgãos públicos e em instituições do terceiro setor. Considerados os historiadores do tempo presente, os jornalistas, devem ter uma sólida formação teórica aliada ao amplo domínio das tecnologias. No curso do UGB, os futuros jornalistas serão preparados para aliar essas diferentes habilidades teóricas e técnicas a um profundo conhecimento das necessidades de comunicação regional.
Como o curso se organiza ?
O curso de publicidade do UGB se estruturou para superar qualquer dicotomia entre a teoria e a prática, valorizando tanto os conceitos teóricos, como os práticos. Por isso, já nos primeiros anos os alunos se envolvem com diferentes atividades experimentais na Agência Modelo de Comunicação do UGB, com atividades de extensão comunitária, seminários e atividades complementares e se preparam para pensarem produtos e serviços publicitários voltados para os negócios e turismo, levando em consideração as particularidades da região do Sul Fluminense.
O profissional de Jornalismo :
O mercado de trabalho para o jornalista está em constante transformação e por isso o profissional deve ter um perfil polivalente, possuir cultura geral, forte conhecimento lingüístico e domínio técnico em favor da informação. Sua área de atuação engloba tanto os tradicionais campos de trabalho como jornais, revistas, emissoras de televisão e rádio, como tem crescido cada vez mais em função da ampliação do alcance da Internet, da valorização da comunicação empresarial e do crescimento das áreas de atuação social, como as organizações não-governamentais, associações representativas da sociedade civil, sindicatos e assessorias políticas. O jornalista profissional ainda estará habilitado para compor quadros do funcionalismo público, atuar como pesquisador na área de comunicação e trabalhar de forma autônoma criando sua própria agência de comunicação.
Ótimo para minha entrada no mercado de trabalho.
Imprescindível para minha entrada no mercado de trabalho. Me ajudou muito como base para poder me infiltrar, e crescer. Sem os conhecimentos da faculdade seria impossível.
Tatyane Malta
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo - Octubre 2011