Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
O curso de Comunicação Social vem sendo buscado pela importância conferida aos aspectos éticos do exercício profissional e pela aproximação com a realidade local, por meio da atuação em projetos e atividades acadêmicas de relevância social.
Comunicação não se aprende somente em sala de aula, mas no estímulo à participação em Congressos, Conferências, Festivais e na realização de viagens de estudos, assinalada, na grade curricular. Isso é que acontece na UCB. No dia a dia, os estudantes tem a chance de exercer a profissão dentro do Congresso Nacional, pois há uma parceria com a Rede Vida.
Na estrutura do curso existem laboratórios e núcleos que permitem um crescimento individual dos estudantes em suas áreas de maior interesse, bem como a superação de dificuldades, com o acompanhamento de educadores e técnicos, inclusive em horários diferentes aos da aula. Dentre eles estão o Centro de Rádio e de Televisão (CRTV), o Laboratório de Rádio, o Laboratório de Produção Gráfica (Casa da Mão), os Laboratórios de Informática, o Núcleo de Fotografia, a Oficina de Produção de Notícias (OPN) e o Jornal Laboratório Artefato.
O curso recebeu 4 estrelas no prêmio Guia do Estudante de 2010 e foi escolhido o melhor curso de Jornalismo do Centro-Oeste e o terceiro melhor do país por uma pesquisa realizada pelo Portal Imprensa.
Mercado:
O formando em Jornalismo detém as competências necessárias para o livre exercício das tarefas e responsabilidades profissionais exigidas nos meios de comunicação e nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, de forma crítica, criativa, participativa e ética.
No mercado, há espaço no Jornalismo Impresso (os grandes jornais de todas as capitais brasileiras mantêm sucursais ou correspondentes em Brasília), no Web Jornalismo e nas assessorias de comunicação. O Distrito Federal é o segundo mercado de trabalho do Brasil para o exercício da profissão de jornalista, superado somente pelo estado de São Paulo.
O Governo do Distrito Federal absorve grande número de egressos no DF, embora os órgãos vinculados aos três poderes da esfera federal apareçam como os grandes instrumentos geradores e multiplicadores de oportunidades para o jornalismo profissional.
Disciplinas:
- Introdução à Educação Superior
- História da Comunicação
- Sociologia Geral
- Comunicação Integrada
- Introdução à Fotografia
- Antropologia da Religião
- Técnicas de Produção Jornalistica I
- Editoração Eletrônica
- Estética em Comunicação
- Fundamentos da Linguagem Audiovisual
- Teorias da Comunicação I
- Técnicas de Produção Jornalística II
- Comunicação e Cultura
- Design Gráfico para Jornalismo
- Ética
- Teorias da Comunicação II
- Técnicas de Produção Jornalística III
- Fotojornalismo
- Jornalismo e Convergência Digital
- Observatório da Mídia
- Metodologia da Pesquisa em Comunicação
- Jornalismo Especializado I
- Radiojornalismo
- Realidade Brasileira e Regional
- Produção e Edição de Impressos
- Políticas e Sistemas em Comunicação
- Jornalismo Especializado II
- Telejornalismo
- Lab. de Projetos em Comunicação
- Agência Exp. de Com. Comunitária
- Produçaõ e Edição em TV
- Comunicação nas Organizações
- Produção e Edição em Rádio
- Jornalismo Político e Econômico
- Projeto Experimental em Jornalismo I
- Empreendedorismo em Comunicação
- Ética e Legislação em Comunicação
- Assessoria em Comunicação
- Projeto Experimental em Jornalismo II
Disciplinas Optativas:
- Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
- Corpo e Voz
Carga Horária Total: 2700
Turnos Disponíveis: Matutino e Noturno
O curso de jornalismo da UCB, na ocasião - 1997 a 2001, foi muito bom, em alguns aspectos excelente. Em outros, deixou a desejar.
Sandra Rosa
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo - Junio 2011