Comentários sobre Graduação em Comunicação Social - Jornalismo - Presencial - Ubá - Minas Gerais
-
Objectivos
O curso de Bacharelado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da FAGOC, funciona desde fevereiro de 2000. Foi autorizado pela Portaria do Ministério da Educação (MEC) n° 1.300, publicado no Diário Oficial da União em 27/08/1999 e reconhecido pelo MEC em 2003. A estrutura do curso é seriada semestral, com carga horária total de 2.952 horas/aula. As aulas são no período noturno com duração de 50 minutos cada e o ano letivo, 200 dias. São oferecidas, anualmente, 80 vagas, cujo ingresso é possibilitado por meio de processo seletivo. O tempo mínimo de integralização do curso é de 4 (quatro) anos e o tempo máximo de 7 (sete) anos. O jornalista está apto a trabalhar nos diversos veículos de comunicação regionais, nacionais e internacionais, dominando as linguagens e processos de produção, apuração, redação e edição da informação no jornalismo gráfico (jornais, revistas e outros periódicos), eletrônico (rádio, TV, cinema) e on-line (internet). As oportunidades de trabalho para o profissional formado em Jornalismo estão também nas empresas e instituições, onde ele está preparado para prestar os serviços de assessoria de comunicação, inclusive de forma terceirizada (através de agência própria). O Bacharel em Comunicação Social pode aprofundar-se em projetos de pesquisa e produção científica, podendo prosseguir seus estudos através de cursos de especialização, mestrado e doutorado, preparando-se para a docência. Os estudantes matriculados no curso de Comunicação Social da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho residem, em geral, na cidade de Ubá e em municípios próximos. Para a comunidade local, o curso se estabelece como uma oportunidade ímpar de formação e atualização de profissionais, tendo em vista a dificuldade que muitos alunos encontram em se deslocar para centros maiores em busca desta formação. A integração com a realidade regional é um dos objetivos do curso, que se apresenta como uma forma de despertar os estudantes para o aproveitamento das potencialidades sócio-econômicas e culturais locais, tornando-os promotores do desenvolvimento regional.
-
Titulação
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
-
Conteúdo
Perfil do Egresso
A faculdade deseja que o egresso seja capaz de compreender um fato atual com características para se tornar uma informação e, conseqüentemente, uma notícia, e utilizar adequadamente a técnica jornalística para difundi-la; saiba propor e criar novos espaços para o Jornalismo, tanto dentro da empresa de comunicação já estabelecida, como de empresas por ele criadas; possa trabalhar como produtor de comunicação sendo um profissional capaz de conceber o processo, como um todo, da idéia à realização e dos conteúdos à produção; que procure a verdade jornalística, com postura ética e com o compromisso com a cidadania; trabalhe em equipe com profissionais da área; domine a Língua Portuguesa; e, mais do que isso, que seja crítico e independente no que diz respeito às relações de poder e às mudanças que ocorrem na sociedade; planeje e execute projetos na área de comunicação jornalística; assimile conceitos que permitam a compreensão das teorias jornalísticas, trazendo-a para a sua prática profissional; e que, por fim, seja consciente de suas limitações e da necessidade de constante aperfeiçoamento profissional, acompanhando a evolução da tecnologia da comunicação.
Prática Profissional Compartilhada
Os estudantes de Comunicação Social da FAGOC têm experiências práticas em jornalismo através da produção laboratorial de jornal impresso e on-line, programas de rádio e de TV. Além destes, eles têm oportunidades, através de convênios de estágio estabelecidos entre a faculdade e outras empresas, de realizar prática profissional compartilhada. O trabalho tem sido realizado em redações de jornais, rádios e emissora de TV em Ubá, assim como em ambientes corporativos e institucionais, para prestação de serviços de assessoria de comunicação. Após o término do convênio, o aluno é avaliado levando-se em conta aspectos profissionais e humanos.
Monitoria
O curso de Comunicação Social oferece monitorias para a Agência de Notícias e para as práticas laboratoriais de Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo.
Habilidades desenvolvidas pelo curso
Redação de notícias e reportagens;
Apuração de informações;
Entrevistas e coberturas de eventos;
Expressão oral para rádio e TV;
Planejamento e execução de projetos de Comunicação para empresas, instituições e mídias.
Onde trabalhar como jornalista
Em redações de jornais impressos;
Em emissoras de rádio e de TV;
Em portais da internet;
Em empresas e instituições, como assessor de comunicação;
Criando e administrando a própria empresa de assessoria de comunicação;
Produzindo vídeos institucionais com equipes de TV;
Produzindo vídeos para projetos de educação à distância.
Foi algo a mais que acrescentou em minha vida. Definiu minha personalidade.
O curso me ajudou muito a entender os processos da informação que tanto é difundida no mundo e pôe o mundo a par do que está acontecendo. Este curso me ajudou no meu dom artístico. A arte de escrever.
Cidimar Teixeira Justino
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo - Marzo 2012
Experiência Inesquecível
Gostaria de poder voltar ao passado e explorar todo o potencial de ensino que encontrei nesta casa. Aprendi muito.
Osmar Santos
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo - Agosto 2011