Conteúdo
Graduação em Comércio Exterior
Perfil do profissional formado
O profissional egresso pelo curso superior de tecnologia em Comércio Exterior estará apto a gerenciar as mais diversas operações em comércio exterior, tais como transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, operações de exportação e importação, contratos de compra/venda internacional, prospecção de novos mercados no exterior, logística internacional, dentre outras atividades ligadas aos negócios internacionais, permitindo ao profissional entender o cenário econômico internacional de maneira holística.
Mercado de trabalho
As transações comerciais entre Brasil e outros países têm aumentado significativamente nas últimas décadas, principalmente em razão da abertura comercial brasileira iniciada na década de 90. Apesar disso, a participação do país no comércio internacional ainda é muito baixa se comparada à outros países, sendo de apenas 1% do total comercializado no mundo. Isso mostra que o Brasil tem um potencial muito grande de inserção no comércio internacional. Diante disso, empresas dos mais diferentes ramos vêm necessitando cada vez mais de profissionais capacitados a operar nas atividades de comercio exterior. Assim, o profissional formado nesta área poderá, além de trabalhar em empresas que operam com atividade de comércio exterior, ser um trabalhador autônomo e prestar consultoria e assessoria para empresas.
O profissional de comércio exterior está apto a intermediar negociações de compra e venda com o exterior; assessorar empresas iniciantes no mercado internacional; fazer cotações de moedas e produtos; fazer análise de mercado e adaptar mercadorias para a cultura local e escolher a melhor forma de transportar os produtos, contratando frete e seguro internacional.
Portanto, a atuação em comércio exterior tornou-se uma necessidade para as empresas, onde os tecnólogos ocupam as chefias e as gerências operacionais nas áreas específicas de transações internacionais de bens e serviços, tendo ótima inserção no mercado, principalmente nas organizações que atuem nos mercados de varejo, serviços, industrial e terceiro setor.
O curso na UPF
O curso superior de tecnologia em Comércio Exterior da UPF, com duração de dois anos, se propõe preparar profissionais altamente capacitados para atuar no comércio exterior, com conhecimento teórico e prático das rotinas associadas aos processos de importação e exportação, em todas as suas etapas, conhecimentos específicos de gestão e tendências de mercado, que possibilitem enfrentar os desafios do mundo globalizado, elaborando estratégias de negócios para aproveitar as oportunidades dos mercados internacionais. A excelente infraestrutura, aliada ao corpo docente com ótima formação teórica/prática, proporciona aos acadêmicos as condições ideias para desenvolver as competências e habilidades que capacitem o profissional a exercer cargos nas áreas ligadas ao comércio exterior.
Titulação: Tecnólogo em Comércio Exterior
Duração: 4 semestres
Horário de funcionamento: noite
Onde o curso é oferecido: Campus Passo Fundo
Coordenador: Me. Leonardo Gehlen