Conteúdo
As Ciências Biológicas estudam os seres vivos nos níveis moleculares, celulares, fisiológicos e morfológicos, e as relações destes seres entre si e com o meio ambiente biótico e abiótico. O Biólogo tem um papel preponderante em todas as questões que envolvem, entre outros, a saúde humana e animal; o estudo, manejo, conservação e recuperação de recursos biológicos; a produção e seleção de animais e plantas para criação e cultivo e a manipulação, estudo e aplicação de microorganismos em processos industriais e de pesquisa. Por lidar com toda a diversidade da vida, desde seus níveis mais básicos até os mais complexos, o Biólogo encontra uma variedade de áreas e objetos de atuação que não tem paralelo em nenhuma outra área das ciências naturais.
O Curso
Reconhecimento
A última avaliação pelo MEC foi realizada em 2004, tendo o curso recebido conceito “Muito bom” (o maior possível) em mais de três quartos dos conceitos avaliados. O renovação de reconhecimento do curso foi feita pela portaria número 818 do Ministério da Educação, de 11 de março de 2005.
Infra-Estrutura
O curso de Ciências Biológicas apresenta uma grande carga horária em atividades práticas. Para tanto dispões de laboratórios de Química, Bioquímica, Zoologia, Botânica, Microscopia/Histologia, Anatomia e Microbiologia, além de Herbário. O curso conta ainda laboratórios de informática equipados com microcomputadores, impressoras e acesso a internet, para a realização de aulas, trabalhos e pesquisas, disponíveis nos períodos matutino, vespertino e noturno. Também estão disponíveis salas equipadas com projetores multimídia para realização de aulas e apresentação de trabalhos e palestras.
Exercício Profissional
O reconhecimento do Biólogo como profissão está regulamentado pela lei 6.684 de 03 de Setembro de 1979 e pelo decreto 88.438, de 28 de Julho de 1983. O exercício profissional é fiscalizado Conselho Federal (CFBio, http://www.cfbio.org.br/) e pelos Conselhos Regionais (CRBio, http://www.crbio01.org.br/cms/) de Biologia.