Objectivos
O profissional formado em Biologia tem um papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da Natureza. Por ser a ciência que estuda os seres vivos e sua relação com o meio ambiente e, ainda, todos os mecanismos que regulam a vida, a Biologia possui importância fundamental nas pesquisas sobre a sobrevivência humana e animal no planeta, no estudo e descoberta de aplicações de organismos na indústria, na medicina, na fabricação de medicamentos, bebidas e alimentos. O bacharelado em Biotecnologia integra diferentes áreas do conhecimento, como a genética, a microbiologia e a engenharia genética. As técnicas empregadas pela Biotecnologia permitem a utilização de organismos vivos ou suas partes para produzir ou modificar produtos, melhorar geneticamente plantas ou animais, ou desenvolver microorganismos para fins específicos.
Conteúdo
Mercado de Trabalho
A Biologia está entre as dez profissões do novo milênio, com participação efetiva em áreas de saúde, engenharia genética, microbiologia, agronomia, meio ambiente e as novas áreas como a Biologia molecular, bioinformática, genoma e proteoma, áreas que estão em pleno crescimento, com as melhores ofertas de trabalho na região sudeste e sul do Brasil. A biotecnologia é um dos campos com melhores perspectivas de atuação, principalmente em empresas farmacêuticas e centros de pesquisa científica. Outras áreas são a biologia marinha; controle de pragas e vetores; pesquisa a utilização de microorganismos na produção de medicamentos e alimentos; diagnóstico de doenças genéticas ou a determinação da paternidade, baseado no DNA e microbiologia.
Há ainda vasto campo de trabalho em empresas e instituições que atuam na área ambiental - elaboração de relatórios de impacto, preservação e ecoturismo. Os investimentos em pesquisa de biocombustíveis também geram emprego, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. A formação abrangente e em sintonia com a realidade profissional torna o mercado de trabalho muito diversificado e em franca expansão, principalmente devido a Política Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia lançada pelo Governo Federal, que incentivará os estudos científicos na área.
Diferenciais do curso no UniFOA
O curso de Ciências Biológicas do UniFOA surge com uma nova proposta: a ênfase em Biotecnologia. O curso está totalmente antenado nas questões atuais e mantém sua grade curricular atualizada, favorecendo ao aluno uma visão analítica e crítica sobre a realidade em que vai atuar.
Os alunos assistem a aulas práticas em laboratórios totalmente equipados, em contato com técnicas modernas. O corpo docente é formado por professores Doutores e Mestres com expressiva trajetória profissional em âmbito Nacional e Internacional, onde muitos se destacam com premiações em suas áreas.