O Curso
O curso enfatiza estudos em ensino da arte e da história da arte, além da prática em diferentes linguagens tais como: desenho, pintura, gravura, cerâmica, escultura, fotografia e sua aplicabilidade no ambiente escolar. Prepara o profissional para atuar no ensino fundamental e médio nas disciplinas que desenvolvam a percepção, criatividade e conhecimento artístico. Esse profissional também está preparado para ministrar oficinas e cursos em museus, centros de cultura, ateliês privados e em escolinhas de arte.
Também pode atuar como organizador cultural em órgãos públicos e particulares como museus, galerias, casas de cultura, secretarias municipais e estaduais, associações de classe, ONGs.
Tem como objetivo promover a formação de profissionais capacitados e habilitados na área de licenciatura em Artes Visuais, contemplando as orientações legais previstas na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Objetivos Específicos
a) Formar profissional para exercer atividades integradas de ensino-pesquisa com vistas ao exercício da licenciatura e do processo de permanente construção de conhecimento no campo das artes visuais;
b) Capacitar o aluno objetivando o domínio teórico-prático da linguagem visual;
c) Desenvolver o conhecimento das técnicas e linguagens artísticas;
d) Aprofundar o conhecimento quanto ao ensino da arte através do estudo e uso de metodologias adequadas à prática de ensino;
e) Favorecer integração com outras áreas do conhecimento, através da interdisciplinaridade e da flexibilização curricular;
f) Mostrar possibilidades de construção de conceitos articulados com a realidade (representações) de seus alunos;
g) Fomentar o pensamento crítico, implicando no desenvolvimento de competências cognitivas do aprender a aprender, e instrumentos conceituais para interpretar a realidade e intervir nelas;
h) Valorizar o vínculo entre o conhecimento e sua funcionalidade prática;
i) Reconhecer a diferença e a diversidade cultural.
Mercado de trabalho
O profissional também está preparado para atuar no ensino fundamental e médio, ministrar oficinas e cursos em museus, centros de cultura, ateliês privados e em escolinhas de arte. Também pode atuar como organizador cultural em órgãos públicos e particulares como museus, galerias, casas de cultura, secretarias municipais e estaduais, associações de classe, ONGs.
Diferenciais
O curso tem professores e estudantes inseridos no mercado de trabalho. A sala de aula, além de ambiente de aprendizado formal, é lugar de intensa troca de experiências.
A graduação possui ampla infraestrutura física e um corpo docente que primam pela atualização e aprimoramento constante, estando sempre em sintonia com o mercado de trabalho.
Os profissionais formados pelo curso terão habilidades técnicas e pensamento crítico, que possibilitam seguir seus estudos em programas de pós-graduação ou atuar diretamente no mercado de trabalho.
O curso, através de seus programas de extensão, proporciona a inserção de seus alunos em atividades junto a diferentes públicos, instigando o interesse pela pesquisa.
As aulas ocorrem no turno da noite, sendo uma alternativa para os profissionais que já se encontram no mercado de trabalho.
Egresso
O egresso do curso deve estar basicamente habilitado para lecionar no ensino fundamental e médio, o que não descarta outras possibilidades de atuação profissional. Para tanto, o curso deve fomentar as relações entre arte e educação, alicerçando-se, sobretudo, na produção, pesquisa e crítica, levando-se em conta o desenvolvimento da percepção, da sensibilidade, do processo criativo pessoal e da capacidade reflexiva autônoma.
O professor de Artes Visuais deve explorar as metodologias de ensino - estudadas e praticadas no curso - de modo a acionar um processo educativo múltiplo.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação incrementa o mercado de trabalho para os profissionais de artes visuais. Conforme a LDB de 20/12/1996, nos níveis básico, fundamental e médio de ensino, as aulas de artes devem ser ministradas por educadores com formação específica, alcançada através da licenciatura plena. Deste modo, o principal campo de atuação é a rede de ensino formal. Considera-se como área de atuação diversas atividades tais como: gerenciamento cultural, atuação em eventos como exposições e bienais, prestação de serviços para museus, centros culturais e áreas afins, em que se requer potencial criativo, teórico e técnico específico.
O profissional egresso deste curso deve ser um educador arrojado, inovador, capaz de encontrar soluções originais e criativas, bem como trabalhar para o desenvolvimento da sociedade operando uma apropriação crítica à cultura visual que nos cerca. Contudo, vale lembrar que o educador também lida com a identidade, com a construção de cidadania. Para isso, o professor de artes dispõe de metodologias peculiares, que permitem trabalhar tais questões de forma integrada com outras matérias e temas transversais, numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, o profissional egresso é um sujeito de seu tempo, capaz de acionar um processo multiplicador ao exercício da sensibilidade artística aliado a um processo amplo de construção de conhecimento.
Competências e habilidades
Espera-se que o egresso do curso seja capaz de:
- Exprimir-se com clareza;
- Organizar suas idéias;
- Estabelecer relações;
- Compreender o contexto social onde estiver inserido;
- Possuir capacidade e flexibilidade para atuar em ambientes caracterizados pela mudança contínua e pela interdisciplinaridade;
- Auar ética, crítica, autônoma e criativamente;
- Ser responsável e empenhado com os valores humanísticos;
- Articular os conhecimentos teóricos e práticos;
- Interagir com outras áreas do conhecimento,
- Fomentar sua formação continuada através da prática profissional em cursos de atualização e pós-graduação;
- Compreender os elementos e processos concernentes às questões de ensino e pesquisa com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Arte;
- Reconhecer e aplicar as diferentes linguagens artísticas;
- Acionar o processo multiplicador de desenvolvimento da percepção, da reflexão, e da criatividade;
- Utilizar diferentes conceitos pertinentes à arte e ao ensino.
Já trabalhava na área artística, fiz a graduação em Artes visuais porque queria ampliar meus conhecimentos e o que posso avaliar de tudo isso é que o curso superou minhas expectativas.
Silvaney Vasconcelos
Graduação em Artes Visuais - Octubre 2011
O curso de Graduação em Artes Visuais na ULBRA - Universidade Luterana do Brasil me deu base para poder trabalhar com os alunos. Tivemos toda a parte pedagógica, além das disciplinas relacionadas as Artes Visuais. Gostei muito da parte prática do curso. A teoria foi muito boa, com muita leitura de textos e livros, além dos debates propostos em sala de aula.
Cláudia Brenner
Graduação em Artes Visuais - Junio 2011