Graduação em Artes Cênicas/Teatro
PERFIL DESEJADO DO EGRESSO
Em consonância com a legislação do Conselho Nacional de Educação, o egresso do Curso de Artes Cênicas/Teatro (modalidade licenciatura) da FACALE/ UFGD deve apresentar o perfil de um profissional com formação teórica e prática que
· demonstre postura de permanente busca de atualização profissional no espaço em que o curso se insere – espaço marcado pela diversidade cultural da região.
· tenha visão pluralista e postura crítica em relação à área de sua formação.
· tenha habilidade de ler, produzir e pôr em prática as diversas linguagens cênicas.
· seja capaz de intervir socialmente, procurando promover, valorizar e difundir as diversas manifestações culturais.
· possua habilidade para atuar nas várias linguagens que integram o campo dos saberes das artes cênicas, como, por exemplo, cenografia, figurino, iluminação.
· contribua para o desenvolvimento da educação do país, por meio do exercício de práticas pedagógicas, de pesquisa e do fazer teatral.
· seja capaz de dominar e de criar metodologias de ensino adequadas à arte teatral em suas diferentes linguagens.
· seja um profissional crítico, reflexivo e independente, apto a desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão.
· tenha iniciativa de interferir no mercado de trabalho, criando novas possibilidades de atuação intelectual e artística.
· tenha conhecimento da cultura regional local e de sua importância na construção/formação de identidades culturais no Brasil e fronteiras.
· seja capaz de propor e/ou coordenar projetos em Artes Cênicas ou áreas afins no âmbito de instituições de ensino e de outra natureza.
· seja capaz de contribuir, no exercício da profissão, para o desenvolvimento artístico e cultural da região e do país.