Objectivos
Capacitar os alunos a empregar os recursos técnicos e tecnológicos na execução das atividades de desenvolvimento regional, na produção de alimento com responsabilidade eco-sócio-ambiental, combinando a fundamentação teórica com as aplicações práticas. Utilizando-se assim de ferramentas e técnicas modernas de gestão, no melhor entendimento dos elos que formam as cadeias de produção.
Dessa forma, os objetivos do presente projeto político pedagógico de agronomia do CESUMAR consiste em organizar um curso capaz de transformar a educação, segundo reivindicação de amplos setores da sociedade, formando futuros cidadãos capazes de se aproximar dos aspectos éticos, coletivos, comunicativos, comportamentais e emocionais necessários ao mundo.
Atuar com entusiasmo, disciplina, espírito participativo, trabalho em equipe, onde as competências sejam aplicadas no bem estar da sociedade. Atuando assim, com ações concretas, na contribuição real da melhoria de produção e, principalmente, de produtividade nos campos agrários, refletindo em uma maior competitividade associado à minimização dos seus custos de produção.
Formar profissionais capazes de interagir com os problemas atuais da produção, administração e geração de tecnologia para o agronegócio, com competência para utilizar os modernos recursos existentes em gestão das organizações como um todo. Ou seja, formar profissionais preparados para gerir a empresa rural como a tal deve ser tratada, inserida num ambiente dinâmico, globalizado com ampla visão das necessidades do século 21, visando a fixação do homem do campo no campo; geração de renda ao agricultor, através de mecanismos que melhor esclareçam os elos entre a produção e a transformação dos seus produtos nas agroindústrias; com foco no mercado interno e externo, através da inovação tecnológica no atendimento das necessidades dos mercados tradicionais e emergentes.
Tem ainda como objetivo, formar profissionais de nível superior, capacitados a promover, orientar e administrar a utilização dos fatores de produção. Visando racionalizar a produção vegetal e animal, em harmonia com o meio ambiente; planejar, pesquisar e aplicar técnicas, métodos e processos adequados à solução de problemas, do desenvolvimento quantitativo e qualitativo dos produtos agrícolas e pastoris e, conseqüentemente, ao contexto agrário para desenvolvimento regional e nacional.