Estágios
O Agrônomo pode atuar em diversos setores que envolvem a cadeia do agronegócio, dentre eles:
1. Propriedades agrícolas: atuando na gestão e através de assessoria técnica.
2. Escritórios de planejamento: atuando na elaboração e execução de projetos agropecuários e ambientais.
3. Consultor autônomo: atuando através de consultoria a produtores rurais, desta forma contribuindo para a otimização dos recursos e maximização da lucratividade.
4. Pesquisador em órgãos públicos e empresas privadas: desenvolvendo pesquisas nas mais diversas áreas da cadeia produtiva.
5. Instituições de ensino superior: atuando como professor e pesquisador.
6. Empresas de produção de insumos agrícolas: atuando no desenvolvimento de novos produtos, comercialização e posicionamento adequado dos insumos.
7. Empresas de distribuição de insumos agrícolas: atuando na comercialização e assistência técnica.
8. Cooperativas.
9. Bancos de crédito rural;
10. Empresas do setor de máquinas: atuando no desenvolvimento de produtos e comercialização.
11. Empresas de irrigação: através da elaboração, implantação e manutenção de projetos, além da atuação no manejo da irrigação.
12. Empresas de assistência técnica e extensão rural, como a EMATER.
Dentre outros estabelecimentos que atuem na cadeia produtiva do agronegócio.
Como o profissional pode atuar ?
A atuação do agrônomo é extremamente ampla, acompanhando toda cadeia produtiva do agronegócio, como principais formas de atuação pode-se citar:
* Consultoria no manejo de solos, culturas, aspectos ambientais, entre outros;
* Comercialização de insumos e assistência técnica;
* Gestão de propriedades agrícolas;
* Elaboração e execução de projetos de irrigação, paisagismo e silvicultura;
* Pesquisa de novas tecnologias e produtos;
* Docência em ensino superior.
O mercado de trabalho
O futuro profissional estará preparado para atuar como autônomo ou empregado em órgãos públicos, empresas de produção e distribuição de insumos, propriedades rurais, organizações não governamentais, cooperativas, institutos de pesquisa, bancos de crédito rural, laboratórios, e demais estabelecimentos ligados ao agronegócio.
Pode ainda exercer atividades de consultoria, planejamento, projetos, supervisão e orientação de economia rural, fiscalização de indústrias e comércios de fertilizantes e fitossanitários, vistoria, perícia, avaliação e parecer técnico relativo à agropecuária.
Pode também seguir carreira no magistério superior, como professor e pesquisador.
O mercado de trabalho para o agrônomo em nossa região é muito grande devido à diversificação de culturas que a região oferece, com possibilidade de trabalho em empresas de sementes, insumos agrícolas, fazendas das mais diversas culturas (cereais, café, hortaliças, fruticultura e pastagem).
Conteúdo
Localizado em uma região privilegiada, o Alto Paranaíba, o agrônomo formado pelo UNIPAM tem a possibilidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre as mais variadas cadeias do agronegócio (café, produção de sementes, olericultura, fruticuluta, cereais, forrageiras, entre outras), este benefício reflete também no mercado de trabalho para estes futuros profissionais.
Contando com uma matriz curricular moderna e ajustada as necessidades do mercado, o aluno durante o curso passa por diversas áreas do conhecimento, desde disciplinas técnicas nas áreas de solos, irrigação, fitotecnia, pragas, doenças, plantas, até disciplinas focadas em administração e gestão de cadeias produtivas, formando um profissional preparado para os desafios do setor.
Titulação: Bacharel em Agronomia