Conteúdo
PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
O curso de Administração foi concebido para formar administradores com o seguinte perfil:
Consciência do papel econômico e social que a empresa desempenha numa sociedade aberta à livre iniciativa e extremamente competitiva, mas também responsável pela preservação dos valores éticos e morais e pela defesa ambiental, garantindo o bem-estar das futuras gerações.
Capacidade de analisar e interpretar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial.
Condições para atuar como agente introdutor de inovações dentro da empresa. Capacidade para propor e implementar novas estratégias de competição de mercado, definindo os alvos prioritários e desenvolvendo as vantagens competitivas necessárias.
Com o intuito de consolidar o perfil profissional pretendido, define-se a competência e habilidade que se deseja desenvolver ou aprimorar no desempenho da profissão de administrador.
As competências e as habilidades demonstram um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de várias instâncias como: da formação geral, da formação profissional e da experiência de trabalho e social.
As competências e habilidades específicas são resultantes do perfil, da vocação regional e da organização diferenciada do currículo do curso de Administração, que engloba o projeto pedagógico.
A qualificação real constitui-se através da articulação dos vários saberes oriundos de diferentes esferas - formais, informais, teóricos, práticos e tácitos para ajudar o egresso a resolver problemas e enfrentar situações de imprevisibilidade, incerteza e instabilidade.
ORGANIZAÇÃO DO CURSO
De acordo com a Resolução número 4 de 13 de julho de 2005, a organização curricular dos cursos de Administração se estrutura segundo um conjunto de módulos, que congregam em seu bojo, as disciplinas do curso, estratificadas segundo seus conteúdos de Formação Básica, de Formação Profissional, de Estudos Quantitativos e de Formação Complementar.
De conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, o projeto procura contemplar as respectivas tecnologias inerentes, abordando-se a incorporação das tecnologias inovadoras, evidenciando-se como diferencial competitivo a ser garantido pela qualidade, tanto do produto e do processo, quanto do serviço em si. A abordagem em questão reconhece a heterogeneidade de absorção e assimilação de tecnologias inovadoras, sobretudo ao se considerar as variações associadas ao desenvolvimento econômico. Portanto, dadas as múltiplas considerações que viabilizam ou não a introdução de novas tecnologias no contexto organizacional, reforça-se o foco da abordagem tecnológica, estrutural, humana e organizacional, em relação às mudanças indispensáveis à sobrevivência das organizações.
A estrutura curricular tem por finalidade proporcionar ao aluno uma formação e uma cultura geral, associadas a um profundo e amplo estudo dos fenômenos administrativos e suas inter-relações com a realidade sociológica, filosófica e antropológica, resguardando a formação lógica, quantitativa, sistêmica e multidisciplinar.
A preocupação com a capacitação do aluno busca o domínio do instrumental e das tecnologias indispensáveis à intervenção na dinâmica organizacional, associada ao aprofundamento do estudo das características culturais, econômicas e de sociedade em seu contexto local e/ou regional. A fim de melhor integrar esta expectativa de formação, somam-se as disciplinas eletivas, cujo objetivo principal é proporcionar a dinamicidade e flexibilidade à estrutura curricular.
A integralização da matriz curricular deve ocorrer, essencialmente através do cumprimento de todas as disciplinas, sendo a matrícula obrigatória e sendo a integralização das disciplinas condicionadas a pré-requisitos específicos. A matrícula é obrigatória em todas as disciplinas de cada uma das fases do curso.
O Estágio pressupõe a realização de um trabalho de conclusão específico, entregue pelo aluno sempre com acompanhamento docente, devendo a matéria ser objeto de regulamentação no Regimento de Estágio e em seu manual. A aprovação deste relatório pelo coordenador/orientador do estágio torna-se elemento indispensável para a integralização do curso.
O Curso de Administração, conforme dispõe a LDB, terá sua carga horária anual distribuída em, no mínimo, 200 (duzentos) dias letivos, sendo que a ela ainda se incorporarão atividades letivas extras, como seminários, palestras, eventos, entre outras, podendo, os mesmos, serem incorporados ao currículo dos alunos através de certificados e/ou diplomas específicos para cada evento.
Muito Boa!
É uma faculdade boa que ajuda o aluno a aprender na prática o cotidiano de uma empresa, onde os estudantes são estimulados a estudarem através de meios desenvolvidos pela mesma!!!
Renato Muniz Cabral
Graduação em Administração - Agosto 2011