Objectivos
O Curso de Tecnologia em Telecomunicações das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) proporcionará a seus alunos uma experiência moldada pelas tendências do concorrido mercado de trabalho. Mais do que simplesmente dominar várias técnicas, ser um profissional de telecomunicações é compreender que sua atuação está inserida em um contexto social e que os projetos devem levar em conta questões socioeconômicas, ambientais, qualidade e a melhor relação custo/benefício.
O Curso de Tecnologia em Telecomunicações da Barros Melo está estruturado a capacitar o aluno para o trabalho em equipe, liderança, criatividade, iniciativa, pró-atividade, interesse em pesquisa e inovação. Além de oferecer conhecimentos de empreendedorismo e economia e formar o aluno para receber a autorização do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia para elaboração de projetos. A infra-estrutura da Barros Melo comporta laboratórios de redes de computadores, antenas, fibra-óptica, eletrônica e comutação telefônica, que auxiliam na consolidação do conhecimento e possibilita a realização de experimentos.
Novas tecnologias aparecem quase que diariamente, portanto estar sempre atualizado é um dos requisitos do aluno Barros Melo. IPv6, QoS, MPLS, VoIP, WiFi, WiMax e Bluetooth estão em constante evolução, apresentando versões melhores e mais rápidas. A Barros Melo forma alunos sintonizados com o desenvolvimento das tecnologias de telecomunicações.
Assim, durante as aulas serão explorados a fundo diversos conceitos e processos necessários ao profissional, tais como bom relacionamento, criatividade, curiosidade para a pesquisa de novas soluções e melhorias de soluções existentes e comprometimento com resultados. Além de adquirir esses conhecimentos os alunos aprenderão a planejar, implantar, operar e manter sistemas de telecomunicações, além de gerenciar equipes, processos produtivos, sistemas de informação e projetos de pesquisa. O egresso estará preparado para atuar em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, Instituições Financeiras, Comércio, Indústria e Empresas de Comunicação de Massa.
A instituição também possui o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Este programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa dos nossos alunos. Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital que é publicado em nosso site anualmente. Em seguida, basta cadastrar o projeto que será submetido à análise do nosso corpo docente. Em média a faculdade seleciona dez alunos por ano no programa, ao ser selecionado, o aluno passa a receber uma bolsa, na forma de desconto em sua mensalidade. Ao final do projeto, o aluno e o orientador recebem certificados.
Além disso, a faculdade mantém uma Central de Estágios, que em convênio com mais de cinqüenta empresas locais viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos nas salas de aula.