Conteúdo
Apresentação
A FACSA concebe a História como uma ciência que busca analisar a ação dos Homens ao longo do tempo e espaço, procurando compreender as diversas concepções historiográficas que a sedimentaram, através de estudos e pesquisa pautada no enfoque regional, sem, contudo perder a abordagem mais ampla da História e também os debates mais atuais em torno desta ciência.
Por conta disso, procura romper a dicotomia entre o bacharelado e a licenciatura, criando um curso com um corte interdisciplinar que prepara o profissional a lidar com as exigências da atualidade, objetivando capacitá-lo para o exercício do trabalho de historiador em dimensões diversas. Supõe-se, então, pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão.
A meta do curso de História é capacitar o profissional, através do conhecimento com condições de intervir no cotidiano, perseguindo os princípios de ensino, extensão e pesquisa. A FACSA tem como objetivo observar, documentar, analisar, interpretar o dado da realidade da região de Ipiaú em sua influências, como também as relações naturais com os municípios da região cacaueira buscando possíveis soluções para melhoria das condições de vida de seus habitantes. Dessa forma, visa-se um curso de Historia com um perfil de identificação nas produções culturais; investigações e análise das formações sócio-histórico; distinção das variadas proposta metodológica; delimitação de campos epistemológicos e sua linha teórica, demarcando o que é especificamente histórico. Prioriza-se, portanto,as histórias das populações ribeirinhas, as lendas, ritos e mitos da população rural, os falares próprios da cultura do cacau, da mandioca, das frutas regionais e da agropecuária que serviram de lastro para os programas de extensão e pesquisa numa vertente de interdisciplinaridade, estendo, destarte, a sustentabilidade ao trabalho de conclusão do curso.
Perfil do Profissional:
O aluno formado pela Faculdade Santo Agustinho – FACSA estará capacitado ao exercício pleno como professor-pesquisador, podendo também assessorar programas culturais e preservação do patrimônio histórico e cultural.
Campo de Atuação
O campo de atuação deste profissional é amplo, além de envolver atividades de ensino, poderia ser um pesquisador em biblioteca, museus, arquivos, diários particulares e outros documentos; consultoria em empresas; elaboração de planos, publicação e pirulitos culturais relacionado com acontecimentos históricos.
Este historiador terá ênfase no resgate e preservação da memória coletiva da região em que está inserido.
Muito bom esse curso.
Bom curso e adorei a didática dele.
Suzete Seixas
Graduação em História - Diciembre 2011
Ótimo
Excelente Graduação em História! Foi muito agradável!
Marilene Brasil
Graduação em História - Diciembre 2011
Foi ótimo!! Tive bons professores! tive um aproveitamento de 100%.
Anónimo
Graduação em História - Junio 2011