Conteúdo
Farmácia
No curso de Farmácia da Católica o aluno aprende na prática. A infra-estrutura da Farmácia Escola e do Laboratório Escola de Análises Clínicas (LEAC) permite ao acadêmico entrar em contato com os pacientes e o público em geral. Além de presencial, as aulas se caracterizam pela execução do trabalho, o que possibilita ao estudante o contato com questões sociais.
Na Farmácia Escola o graduando tem contato com a manipulação de cosméticos e medicamentos, além de atender e orientar pacientes na drogaria, sempre com a supervisão de farmacêuticos e especialistas.
Através do LEAC mais de 25 mil exames, como HIV, toxoplasmose, teste de gravidez, hemogramas, dosagens de glicose, colesterol e triglicerídeos são realizados por ano, contemplando mais de 11 mil pessoas que recebem atendimento via os 51 ambulatórios do Campus Saúde e três Postos de Saúde da UCPel.
Os estágios e trabalhos experimentais revertem-se em projetos de extensão em creches, escolas e comunidade em geral, promovendo a auto-estima da população, através de conscientização sobre saúde e higiene.
Reconhecimento
A Escola de Farmácia e Bioquímica da Universidade Católica de Pelotas foi criada oficialmente em 1973, obtendo seu reconhecimento em 27 de março de 1979, através do Decreto número 83.301. Em novembro de 2005 a denominação muda para Escola de Farmácia e Curso de Farmácia, conforme aprovação no Conselho Universitário, atendendo a Resolução 02/2002 do MEC, que estabelece formação generalista ao Farmacêutico. O Farmacêutico com formação generalista atua em todos os níveis de atenção à saúde, exercendo atividades referentes aos fármacos e medicamentos, as análises clínicas, toxicológicas e de alimentos.
Os objetivos gerais do curso são formar um profissional farmacêutico com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades para a definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, participação do avanço da ciência e tecnologia, atuação em equipes multidisciplinares, em todos os níveis de atenção à saúde.
A capacitação profissional deve ser alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional, gerenciamento, análise de dados, documentação, tomada de decisões e solução de problemas, comunicação oral e escrita, construção do conhecimento e desenvolvimento profissional, interação social, atuação ética e responsável, com compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio.
Perfil Profissional
O Curso de Farmácia da UCPel preocupa-se em formar profissionais capazes de:
- Realizar atividades associadas aos fármacos e medicamentos, cosméticos, alimentos e às análises clínicas, respeitando a legislação vigente e os princípios éticos da profissão;
- Desempenhar funções de docência, pesquisa, assistência (participação sócio-comunitária), entre outras, na área de Ciências Farmacêuticas.
Boa, mas ainda pode melhorar.
Os professores da Universidade Católica de Pelotas tem professores bons. E com relação ao curso de Farmácia é recomendável!
Stela Balladares Machado
Graduação em Farmácia - Febrero 2012
A Graduação de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas apresenta um conteúdo adequado ao mercado, porém falta prática.
Ruymar Souza
Graduação em Farmácia - Junio 2011
Muito boa essa Universidade. Eu adorei.
Anônimo
Graduação em Farmácia - Junio 2011