Conteúdo
Farmácia
Apresentação
O conhecimento farmacêutico envolve as áreas de medicamentos, cosméticos, saúde pública, produtos biológicos, alimentos e análises clínicas e toxicológicas.
No âmbito dos medicamentos, o farmacêutico zela pela assistência integral à saúde das pessoas desenvolvendo, produzindo, controlando e distribuindo medicamentos para o bem estar do paciente. O curso capacita o aluno a executar as análises clínicas e toxicológicas, necessárias para o diagnóstico preciso das doenças. Na indústria de cosméticos, trabalha na produção e controle de produtos com a garantia da qualidade. Na pesquisa, está capacitado a produzir e controlar soros e vacinas.
O interesse por questões científicas, gosto pelas ciências bioquímicas e o compromisso pessoal com o bem–estar das pessoas são características que contribuem para o sucesso nesta profissão.
O farmacêutico pode, portanto, atuar na indústria de medicamentos, farmácias e drogarias, farmácias de manipulação, indústrias de alimentos, hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, vigilância sanitária, indústria cosmética, laboratórios de pesquisa e marketing farmacêutico.
O curso de Farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz é considerado o melhor do Brasil dentre as instituições privadas, segundo avaliação do MEC.
Informações Gerais
Os alunos formados poderão requerer registro no CRQ – Conselho Regional de Química, recebendo as atribuições relativas ao curso. Estágio optativo.
Informações Técnicas
1. Na 5ª série, o estudante deverá compor sua grade horária, optando por disciplinas, dentre as que forem oferecidas pela IES na época da renovação de sua matrícula, tal que perfaçam, no mínimo, 620 (seiscentas e vinte) horas, a fim de completar a carga horária do Curso.
2. A partir da 1ª série, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe, todavia, comprová–las junto ao Coordenador para fins de assentamentos acadêmicos.
3. O estudante poderá cursar optativamente a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.
4. O estudante poderá realizar, a partir do segundo semestre da 1ª série, estágio de prática profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas de conhecimento e de atuação abrangidas pelo curso. Contudo, a partir da 2ª série, o estudante deverá cumprir, obrigatoriamente, 800 (oitocentas) horas de Estágio Supervisionado em setores das áreas supracitadas. Em ambos os casos, o estudante deverá ser acompanhado no desenvolvimento dessas atividades por professor designado para tal fim e redigir os relatórios que lhe forem solicitados para os devidos assentamentos junto à Secretaria Geral, conforme preconizam o Regulamento de Estágios desta IES e a legislação pertinente.
O estágio de caráter optativo poderá ser aproveitado como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso, bem como poderá, eventualmente e a critério do Colegiado do Curso, completar a carga horária prevista para o estágio de caráter obrigatório.
5. Na 5ª série, o estudante, a título de Iniciação Científica, deverá, obrigatoriamente, elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso que apresente procedimentos científicos na análise de um problema específico da área de conhecimento do curso, preferencialmente baseado em experiências profissionais por ele vivenciadas. Pela elaboração desse trabalho poderão ser atribuídas ao estudante, a título de Atividades Complementares, até 120 (cento e vinte) horas daquele total, de acordo com o parecer exarado pelo Professor Orientador e/ou Coordenador do Curso.
6. O período de integralização do curso é de, no mínimo, 5 (cinco) anos e, no máximo, de 8 (oito) anos.