Conteúdo
Enfermagem
Cuidar. Essa é a missão do enfermeiro enquanto profissional. Para formar pessoas nesse ofício, que tem como objetivo zelar pelo ser humano, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) proporciona aprendizado, vivência e interação com a comunidade e demais profissionais da área da saúde. Com o respaldo de laboratórios, projetos de extensão e pesquisas de iniciação científica, o acadêmico do curso de Enfermagem da UCPel pode participar de uma diversidade de atividades que complementam com qualidade sua formação profissional.
Durante o curso, o universitário realiza no mínimo 200 horas de atividades complementares. Os acadêmicos aprendem a ser profissionais diferenciados, integrantes de uma equipe e que, além do respaldo teórico, desenvolvem posicionamentos frente ao mercado de trabalho concorrido da área.
A interação com os outros cursos de graduação da instituição, como Fisioterapia, Medicina e Psicologia, influencia diretamente no aprendizado e como resultado está a formação de um enfermeiro com conhecimento multiprofissional e uma visão completa do funcionamento de uma equipe de saúde. A ação profissional é o cuidado transcultural, ou seja, que atua diretamente com diferentes culturas, com pessoas que possuem crenças e valores próprios.
Sobre o curso
Titulação: Enfermeiro
Duração do curso: 10 semestres
Carga horária: 4.000 horas
Turno de funcionamento: Diurno
O coordenador do curso de Enfermagem da UCPEL e o corpo docente eram nota 10 !!!
Avalina Coelho
Graduação em Enfermagem - Agosto 2011
De todas as formas é ótima
Aprendemos a parte prática relacionada a teoria, o que nos deixa mais perto da realidade.
Nivia da Costa
Graduação em Enfermagem - Agosto 2011
É um excelente curso, possui bons professores e espaço físico bastante apropriado para as aulas teóricas e práticas. Ensina a olhar o ser humano com um cuidado holístico. Os professores são ainda bastante acessíveis e sabem passar a matéria.
Hanna Luy Baião Vasconcelos
Graduação em Enfermagem - Junio 2011
O curso por si próprio é muito bom. Atendimento e infraestrutura ótimas com materiais e produtos de qualidade. Sempre que solicitado os alunos são supridos. Contudo, o problema são aqueles professores que tem mestrado, pós doutorado mas não sabem passar a matéria e não tem domínio de classe. Não sei informar como é realizada a seleção dos professores para dar aula em universidade, mas eu acho que eles deveriam passar por uma avaliação mais rígida de como dar uma aula. Portanto, o domínio do conteúdo eles tem mas falta aperfeiçoamento, didática para passarem todo este conhecimento para que possam criar verdadeiros profissionais. Contudo, não podemos generalizar, mas professor universitário tem a obrigação de formarem cidadão capacitados e exigirem que os alunos se atualizem e que busquem em bibliografias coisas novas e atuais para que não fiquem só nas aulas dadas mas que tragam para a universidade resultado de leituras e através de rodas de conversas possam dar suas opiniões com sabedoria. É necessário que os professores exijam mais dos universitário, porque temos material didático de qualidade, um curso com programa bom mas que precisa de ajustes mas que tem condições de oferecer uma formação de qualidade. Portanto, resumidamente é necessário trabalhar com os professores, para que eles possam exigir mais dos alunos.
Anônimo
Graduação em Enfermagem - Junio 2011