Conteúdo
Curso de Enfermagem
Apresentação
O Enfermeiro é o profissional que cuida do Ser Humano em todas as fases de seu desenvolvimento, visando à saúde e a qualidade de vida. O cuidado de Enfermagem refere–se às ações que se destinam à promoção, prevenção e tratamento de agravos à saúde das pessoas, da família e da comunidade. A competência do enfermeiro inclui, além da gestão de serviços de saúde, a do processo de cuidar de paciente/cliente, considerando a diversidade cultural, o dinamismo da tecnologia aplicada à assistência.
A concepção do Curso de Enfermagem das Faculdades Oswaldo Cruz tem seu alicerce no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, humanistas, científicas, éticas e bioéticas necessárias para a formação de profissionais diligentes e cidadãos.
Assim, os profissionais de Enfermagem, devidamente registrados no respectivo Conselho Regional, poderão atuar em:
– Hospitais e assistências direta e indireta;
– Gestão do cuidar– domiciliar e do hospital;
– Sistema Único de Saúde (SUS), nas atenções: primária, secundária e terciária;
– Docência, educação em saúde e pesquisa, observadas as legislações pertinentes;
– Empresas de saúde, gestão e controle de qualidade;
– Empresas de prestação de serviços, consultorias ou áreas afins, resultantes do empreendedorismo de seus egressos.
Informações Técnicas
1. A partir da 1ª série, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe, todavia, comprová–las junto ao Coordenador para fins de assentamentos acadêmicos.
2. O estudante poderá cursar optativamente a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.
3. O estudante poderá realizar, a partir do segundo semestre da 1ª série, estágio de prática profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas de conhecimento e de atuação abrangidas pelo curso.
Contudo, o estudante deverá cumprir, obrigatoriamente, 400 (quatrocentas) horas de Estágio Supervisionado I na 4ª série e 400 (quatrocentas) horas de Estágio Supervisionado II na 5ª série em setores das áreas supracitadas. Em ambas as modalidades de Estágio, optativo e o curricular, o estudante deverá ser acompanhado no desenvolvimento dessas atividades por professor designado para tal fim e redigir os relatórios que lhe forem solicitados para os devidos assentamentos junto à Secretaria Geral, conforme preconizam o Regulamento de Estágios desta IES e a legislação pertinente.
O estágio de caráter optativo poderá ser aproveitado como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso, bem como poderá, eventualmente e a critério do Colegiado do Curso, completar a carga horária prevista para o estágio de caráter obrigatório.
4. Na 5ª série, o estudante, a título de Iniciação Científica, deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso que apresente procedimentos científicos na análise de um problema específico da área do conhecimento do curso, preferencialmente baseado em experiências profissionais por ele vivenciadas. Essa atividade será computada nas horas destinadas às Atividades Complementares, podendo ser–lhe atribuídas até 40 (quarenta) horas daquele total, de acordo com parecer exarado pelo Professor Orientador e/ou Coordenador do Curso.
5. O período de integralização do curso é de, no mínimo, 5 (cinco) anos e, no máximo, de 8 (oito) anos.