Complementação de Estudos
Apresentação
A Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS, está ofertando aos concluintes dos Cursos Normal Superior e Pedagogia, habilitados na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a oportunidade de obter licenciatura correspondente ao curso de Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, mediante aproveitamento de estudos realizados. Possibilitando aos egressos dos Cursos Normal Superior e Pedagogia, habilitados em docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a apreensão de novos conhecimentos relacionados a teorias e conceitos e a vivência da prática educativa, o que permitirá ao profissional dominar métodos e técnicas, além de compreender a complexidade da sociedade atual.
A grande demanda de candidatos movidos pelo interesse de crescimento profissional e atendimento às exigências legais, contidas especialmente na LDBEN 9394/96, na CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, justifica a criação da complementação do curso Normal Superior para fins de habilitação em Pedagogia.
Para os ex-alunos dos Cursos Normal Superior e Pedagogia que tenham habilitação em docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a UNITINS oferece a possibilidade de complementação de estudos em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Esta possibilidade conforme parecer CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2.006 é exclusivamente para profissionais que tenham concluído os Cursos Normal Superior e Pedagogia.
Coordenadora: Maria Rita P. Labanca
Informações Gerais
Curso: Complementação de Estudos
Titulação:Licenciatura em Pedagogia
Modalidade: Educação a Distância – EaD
Situação Legal: Resolução Nº 022/2007/Conselho Curador
Missão
O Curso de Pedagogia tem como missão formar profissionais competentes, éticos e humanos para o desenvolvimento de uma prática pedagógica aderente ao social, mediante adoção de ações inovadoras e democráticas na educação Básica, junto aos diversos segmentos sociais, proporcionando aos mesmos a apreensão, construção e reconstrução do conhecimento.
Objetivo
O curso de complementação de Estudos tem como objetivo a formação de um profissional com competência, preparado para enfrentar os desafios de uma sociedade com demandas educacionais complexas e em contínuas mudanças. Voltado e preparado para a investigação, análise e crítica dos problemas de prática pedagógica, possibilitando a intervenção e renovação de sua prática no contexto escolar.
Campo de Atuação
O licenciado em Pedagogia é um profissional da Educação Básica, habilitado para atuar na docência da Educação infantil e nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, Bem como na gestão educacional, exercendo diversas funções do trabalho pedagógico, em especial as que se referem ao planejamento, à administração, à coordenação e ao acompanhamento de avaliações de planos e projetos pedagógicos.
Perfil do Profissional
O egresso do Curso estará apto ao desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades mais gerais de um educador como: saber pensar, saber escutar, aprender a aprender, lidar com a alteridade, utilizar as tecnologias atuais, ter iniciativa para resolver problemas, ter capacidade para tomar decisões, ser criativo, ser autônomo. E ainda, desenvolver a construção de competências e habilidades específicas como:
- capacidade de perceber e integrar a sua práxis no contexto educacional formal e não formal;
- capacidade de compreender o papel político e histórico da educação;
- capacidade de apreensão critica das informações com vistas a uma ação dialógica no campo educacional ou demais áreas do conhecimento;
- capacidade de investigar, explorar, descobrir, elaborar opções, de formular e soluções para os problemas de aprendizagem;
- capacidade de desenvolver metodologias adequadas às necessidades educativas atuais;
- capacidade de avaliar permanentemente o desempenho dos alunos e do seu próprio trabalho.
- capacidade de articular resultados de avaliações com a prática, visando ressignificá-la;
- capacidade de enfrentar situações-problema formular e encaminhar soluções.