O Projeto Pedagógico foi elaborado com base na Resolução CNE/CES-MEC Nº 05, de 07 de novembro de 2001, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação em Nutrição.
As disciplinas da estrutura curricular foram reunidas em 05 (cinco) áreas de conhecimento, cada uma agrupando conteúdos específicos, porém relacionados entre si, distribuídos ao longo dos 08 (oito) períodos do curso de forma organizada e sempre buscando manter a inter-relação entre os conteúdos de cada período. As áreas de conhecimento, suas cargas horárias e respectivos objetivos estão relacionados a seguir:
Área 1: Conhecimentos Biológicos e Morfo-Fisiológicos (520 h) – Visa propiciar ao aluno o conhecimento do corpo humano desde as estruturas celulares e tissulares aos órgãos, sistemas e aparelhos, compreendendo os processos morfo-funcionais normais e alterados. Estuda também a morfologia e a ação de microorganismos patogênicos ao organismo humano e seu sistema de defesa específica e inespecífica.
Área 2: Ciência dos Alimentos (540 h) – Proporciona ao aluno conhecimento sobre as bases da composição química e parâmetros de qualidade dos alimentos, métodos de processamento e de conservação e as alterações e transformações físico-químicas decorrentes de processamento e armazenamento doméstico e industrial. Estuda as formas e os agentes de contaminação, os processos de deterioração e de controle microbiológico, as bases higiênico-sanitárias e a legislação em vigilância sanitária.
Área 3: Nutrição e Sociedade (560h) – Objetiva propiciar ao aluno a compreensão das inter-relações entre o corpo biológico e o corpo social, enfocando a determinação do modelo de desenvolvimento econômico e da organização sócio-cultural do Brasil e da Amazônia sobre a segurança alimentar, os hábitos alimentares e processo saúde-doença. Identifica os principais agravos à saúde e nutrição da população, sua distribuição geográfica, econômica e social e seus fatores determinantes. Analisa as estratégias governamentais para o enfrentamento desses agravos. Destaca a regulamentação da profissão, a fundamentação e a atuação ética e moral do nutricionista frente à sociedade.
Área 4: Ciência da Alimentação e Nutrição (1.020 h) – Visa oferecer ao aluno uma perspectiva histórica da ciência da nutrição e a contextualização das áreas de atuação do nutricionista. Propicia o conhecimento das propriedades, funções orgânicas e processos metabólicos dos nutrientes e de suas recomendações para os diferentes ciclos vitais e estados fisiológicos, além de capacitar o aluno a identificar as principais patologias de interesse da nutrição, diagnosticar o estado nutricional e propor dieta adequada para indivíduos e coletividades, orientando a adoção de práticas alimentares saudáveis.
Área 5: Instrumentação (200 h) – Subsidia o aluno com habilidades metodológicas e técnicas para elaboração de projetos, leitura, interpretação, elaboração e exposição de trabalhos científicos, bem como para análise e interpretação de dados estatísticos.
A estruturação do curso em áreas de conhecimento propõe-se a atender à visão atual da aprendizagem integrada, focalizando inicialmente o aspecto global e suas interações com o ambiente, seguida do detalhamento das partes e suas inter-relações.
A composição dos períodos permite observar a inserção das disciplinas de fundamentação básica ocupando os períodos da metade inicial do curso, enquanto as de aspectos específicos ocupam os períodos da segunda metade e, ainda outras disciplinas, de cunho transversal e multidimensional como as de enfoque social e instrumental, que transitam no curso ao longo de todo seu desenvolvimento.
Além das 05 (cinco) áreas de conhecimento, são alocadas 750h para Estágios Supervisionados, 60h para Trabalho de Conclusão de Curso e 80h para o desenvolvimento de Atividades Complementares.
Os estágios acontecem nos espaços institucionais e, predominantemente, em empresas/instituições credenciadas, sob a supervisão de docentes e orientação do Nutricionista responsável pelo serviço no local. A carga horária destinada a esta atividade atinge o percentual de 20,11% da carga horária total do Curso, atendendo ao disposto no art.7º da Resolução CNE/CES n.5, de 07.11.2001.
As atividades complementares visam proporcionar o aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante em estudos e práticas independentes presenciais, tais como: eventos científicos e acadêmicos, participação em estágios voluntários institucionais ou externos, vinculados a projetos de pesquisa e/ou extensão, além de estudos complementares e cursos realizados em outras áreas afins.
Perfil do Formado
Bacharel, profissional de saúde com formação multidisciplinar, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentam fundamentais em prol da qualidade de vida de indivíduos ou grupos populacionais, conforme Art. 5º da Resolução n. 05 do CNE/CES, de 07 de novembro de 2001. Para tanto, o processo de formação deverá levá-lo a desenvolver habilidades e competências que lhe permitam:
Habilidades:
Atuar com alto sentido ético e humanístico, contextualizado com as transcendências sociais, políticas, econômicas e ecológicas da alimentação.
Comprometer-se com o bem-estar alimentar e com a saúde dos seres humanos, conscientes da sua função social para a melhoria do perfil alimentar e nutricional da população.
Assumir a liderança profissional na promoção da alimentação saudável, na administração de serviços de alimentação, na nutrição clínica, na saúde coletiva e outras áreas afins, imprimindo caráter educativo em todas as suas ações.
Desenvolver senso crítico e criativo na resolução de problemas, agindo de maneira autônoma e contínua na busca de uma prática profissional pertinente e atualizada numa sociedade em permanente transição.
Competências:
Diagnosticar o estado nutricional do indivíduo e da coletividade.
Planejar, administrar, executar e avaliar programas e serviços de assistência alimentar e nutricional destinados ao indivíduo e instituições públicas e privadas.
Promover em caráter contínuo a educação alimentar e nutricional para indivíduos, grupos e coletividade.
Realizar pesquisas nas áreas de alimentação e nutrição.
Integrar equipes multidisciplinares e intersetoriais nas ações de prevenção, promoção e assistência à saúde.
Propor ações de intervenção na solução de problemas de natureza alimentar e nutricional e nos mecanismos que influenciam as interfaces do consumo de alimentos pela população em geral.
Atuar em equipes interdisciplinares nas áreas de tecnologia de alimentos, segurança alimentar e vigilância sanitária.
Matérias
Histologia, Citologia e Embriologia
Anatomia
Introdução à Economia
Introdução à Nutrição
Língua Portuguesa
Química Geral e Orgânica
Metodologia Científica
Disciplinas
Fisiologia Geral e da Nutrição
Bioquímica Humana Básica
Saúde e Sociedade
Psicologia e Comportamento Alimentar
Parasitologia
Epidemiologia Geral
Seminário I
Disciplinas
Microbiologia Básica e Imunologia
Patologia Geral
Bioquímica dos Alimentos
Análise de Alimentos
Produção de Alimentos e Segurança Alimentar
Comunicação Social e Nutrição
Disciplinas
Nutrição Básica Humana
Microbiologia de Alimentos
Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos
Técnica Dietética
Fundamentos de Tecnologia de Alimentos
Farmacologia
Disciplinas
Dietética
Bioestatística e Estatística Vital
Administração de Serviços de Alimentação
Fisiopatologia da Nutrição e Dietoterapia I
Educação Alimentar e Nutricional
Nutrição Materno-Infantil
Disciplinas
Fisiopatologia da Nutrição e Dietoterapia II
Avaliação Nutricional
Nutrição em Saúde Pública
Epidemiologia da Nutrição
Desenvolvimento Social e Cultural da Amazônia
Nutrição Aplicada ao Exercício Físico
Disciplinas
Bioética e Exercício Profissional
Estágio em Análise em Alimentos
Estágio em Alimentação Coletiva
Prática Integrada aos Estágios do 7º período
Trabalho de Curso I
Disciplinas
Estágio em Nutrição Clínica e Hospitalar
Estágio em Nutrição Social
Seminário II
Trabalho de Curso II
Atividade Complementar
ATIVIDADE
Disciplina
Estágio Supervisionado
Prática Integrada
Trabalho de Curso
Atividade Complementar