Conteúdo
O curso
No curso de Gastronomia da Unimonte, os alunos aprendem a desenvolver receitas criativas e todo o requinte necessário para apresentá-las.
Poderão atuar como administradores de restaurantes, bares e similares, além de elaborar projetos, eventos gastronômicos e oferecer consultoria.
O mercado é amplo na área e está em expansão em todas as regiões do Brasil. Já se o seu interesse é fazer estágio no exterior, a Unimonte também possui parcerias com instituições de vários países.
Objetivos
Abordar temas atuais para formar profissionais empreendedores com condições de atuar em ambientes empresariais e competitivos.
O egresso aprende técnicas de gestão e desenvolve práticas e conhecimentos relacionados com a culinárias de cada região.
Órgãos de apoio e Infraestrutura
O aluno aprende a operar softwares ligados à área gastronômica, que podem gerenciar custos, orçamentos, planilhas de rentabilidade e estudos de casos.
O curso tem à disposição o Ateliê de Desenho e o Laboratório de Gastronomia, que compreende dois espaços: o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Produção de Alimentos e o Laboratório de Demonstração de Alimentos e Bebidas.
Informações Complementares
Em relação à área social, os alunos participam de campanhas de arrecadação de alimentos, brinquedos e roupas.
Os estudantes, sempre com orientação do corpo docente, realizam constantes visitas técnicas a restaurantes, cozinhas industriais, participam de congressos, convenções e frequentemente comparecem aos mercados municipais de Santos e São Paulo – principalmente ao CEASA – para elaborar pesquisas de campo, a fim de que seja entendida a realidade atual das atividades de Alimentos & Bebidas.
Mercado de Trabalho
Restaurantes, bares executivos, hotéis, indústrias, hospitais, aeroportos e qualquer lugar que forneça alimentação.
O curso de Gastronomia é bom, mas pode melhorar em alguns pontos.
Elvira Bastos
Graduação em Gastronomia - Junio 2011