Especialização em Psicologia Investigativa.
Carga Horária: 360h
Campus: Paralela
Apresentação:
A Pós-graduação na área de Psicologia Investigativa se justifica devido à crescente demanda por um aprofundamento teórico e prático, necessário não somente aos que pretendem atuar, como também aos que já atuam na esfera criminal. O profiling consiste num processo de análise que associa as competências do investigador criminal e do especialista em comportamento humano. Único na Bahia, este curso pretende compreender técnicas de investigação no que concerne à definição do retrato psicológico e perfil criminal, sendo criado em resposta a uma necessidade de capacitação detalhada de profissionais que têm interesse em ciência forense e criminal e que buscam investigar o comportamento predatório e possam atuar na elaboração da análise criminal. O curso de Psicologia Investigativa analisará os motivos e as intenções dos criminosos em série, observando minuciosamente todos os vestígios psicológicos por eles deixados no local do crime. Hoje em dia, as agências policiais internacionais confiam, cada vez mais, no trabalho dos peritos forenses para conduzir os seus processos de investigação. Esta procura deve-se ao aumento significativo e constante das psicoses e psicopatologias, em que o agente policial, ao realizar o perfil do criminoso, procura combater o crime através de uma perspectiva diferente. Por esta razão, o curso oferece grade curricular diferenciada, com vistas à formação sólida de um profissional com visão holística.
Objetivos:
Capacitar, em nível de pós-graduação, profissionais atuantes na área criminal ou que nela pretendam ingressar, com os conhecimentos necessários no processo de análise criminal que associa as competências do investigador criminal e do especialista em comportamento humano.
O profiler pode atuar profissionalmente de várias maneiras. Como especialista, na identificação do perfil criminal, ou como assistente técnico, fornecendo pareceres quando solicitado judicialmente por algumas das partes (defensoria ou acusação). Esse profissional também pode fornecer consultoria e assessoria para investigadores, policiais, delegados, atores jurídicos, bem como para escritores, roteiristas e diretores de filmes e novelas, por exemplo, dado o claro e crescente interesse que essa área desperta no público. Esses profissionais são aptos para lecionar diferentes disciplinas associadas ao Criminal Profiling, seja em instituições de ensino ou empresas, ou mesmo em Academias de Polícia, quando requisitados ou aprovados em concursos específicos para vagas de docente. Também podem atuar como Peritos Criminais, caso aprovados em concurso da Polícia Civil ou Federal, incentivando e auxiliando no uso dessa estratégia, ainda não tão conhecida e utilizada pela polícia brasileira.
Público-Alvo:
Graduados nas áreas do Direito, Psicologia, Serviço Social, Psicanálise, Pedagogia, Sociologia, Ciências Sociais, Antropologia, Medicina. Graduados em Segurança Pública e Segurança Empresarial, Profissionais de Carreira Judiciária, Juízes, Promotores, Delegados, Investigadores e Peritos Criminais. Profissionais com outras formações que tenham conhecimento e prática em Criminologia ou interesse na área.
Documentos para Inscrição:
- Original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento e diploma de nível superior.
- 01 (uma) foto 3x4.
Campus e Investimento:
Paralela
Horários
Encontros mensais
Quintas-feiras, das 18h às 22h10
Sextas-feiras, das 12h30 às 22h30
Sábados, das 07h30 às 17h30
Informações de Regulamentação:
Todos os cursos de especialização do Centro Universitário Jorge Amado são realizados em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 1/2018 de 06 de abril de 2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
É reservado ao Centro Universitário Jorge Amado o direito a:
a) cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados;
b) unir turmas distintas para cumprimento de uma ou mais disciplinas comuns de suas grades curriculares.
Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas em outras turmas que ofereçam disciplinas equivalentes (enquadramento orientado pela Coordenação do curso).
Grade Curricular:
Disciplina - Carga Horária
- Introdução ao Criminal Profiling: Traçando o Perfil Criminal 20h
- Criminologia 20h
- Sociologia Forense 10h
- Teorias do Crime e Criminal Profiling 10h
- Medicina Legal 20h
- Psicologia Jurídica e Profiling Geográfico 20h
- Psicologia Investigativa 20h
- Teorias e Técnicas do FBI - Modus Operandi e Assinatura Criminal 20h
- Análise de Evidências Comportamentais 20h
- Análise de Comunicação Não-Verbal do Comportamento 10h
- Neurociência e Comportamento Criminal 10h
- Bioética 10h
- Linguística Forense e Fonoaudiologia 10h
- Técnicas de Entrevista com Testemunha, Vítima e Suspeito 20h
- Vitimologia 20h
- Psiquiatria Forense 20h
- Perícia Forense e Perícia Psicológica 20h
- Criminalista e Levantamento de Local de Crime 20h
- Profiling em Roubo, Arrombamento e Incêndio 10h
- Aplicação do Criminal Profiling na Investigação Criminal 10h
- Profiling em Estupro e Pedofilia 10h
- Profiling em Homicídio e Serial Killers 10h
- Visita Técnica ao IML/ Relatório Final de Curso 20h