Conteúdo
Temos a satisfação de apresentar o Curso de Especialização em Ortodontia da UNISANTA, preparado para o aluno que deseja uma formação sólida, segura e atual como especialista em Ortodontia.
O Curso de Especialização em Ortodontia da UNISANTA conta com diferenciais importantes para a completa formação do Ortodontista. No menu ao lado, você pode conhecer o Programa Resumido do Curso onde, entre os diferenciais existentes, destacam-se:
• Formação do Corpo Docente (professores):
Composto de Mestres e Doutores que asseguram a transmissão do conhecimento técnico e científico ao aluno.
Participação ativa na clínica do curso de professores mestres e doutores nas áreas de Ortodontia e Ortopedia Facial, de Oclusão e de Fonoaudiologia.
• Conteúdo Programático Atual:
Desenvolvimento e aplicação de conhecimentos em:
Oclusão (Diagnóstico Ortodôntico em RC);
Diagnóstico por imagem das ATMs por meio de imagens por ressonância magnética;
Mini-implantes para ancoragem ortodôntica; Avaliação das vértebras cervicais em telerradiografias laterais para identificar o estágio de maturação esquelética
Acesse as informações disponíveis no site e envie-nos uma mensagem com suas considerações, teremos prazer em lhe atender.
1. Aparelho de Herbst (aparelho ortopédico mecânico-funcional) Tipos de aparelhos e indicações: Coroas de aço, cantilever, Splints de acrílico (mandibular e/ou maxilar); Avaliação longitudinal, por meio de imagens da ressonância magnética, dos efeitos nas ATMs (posição e forma do disco articular, remodelação da cabeça da mandíbula e fossa mandibular)de adolescentes com retrognatismo mandibular tratados com aparelho de Herbst (fase I) e aparelhagem ortodôntica fixa (fase II); Avaliação longitudinal , por meio da telerradiografia lateral, das mudanças do padrão dento esquelético facial de adolescentes com retrognatismo mandibular tratados com aparelho de Herbst (fase I) e aparelhagem ortodôntica fixa (fase II).
2. Sinais de alarme da Classe III.
3. Protocolos de tratamento das más oclusões de Classe II (Ancoragem extra- bucal; Placa de Cetlin; Barra Palatina), Propulsor Mandibular, Aparelhos intra – bucais para distalização de molares (Jones Jig, Pendulum de Hilgers), Mecânica com mini-implantes para distalização de molares.
4. Protocolos de tratamento das más oclusões de Classe III ( Expansão rápida – expansão e constrição- associada a tração extrabucal reversa da maxila; Mentoneira, Ancoragem extra –bucal inferior (basculante), Regulador de Função de Frankell III. 5. Clínica de Ortodontia Preventiva e Interceptativa (Clínica de Pesquisa da Graduação): Expansores, Recuperadores de Espaço, Aparelhos Ortopédicos Funcionais, Aparelhos Ortopédicos Mecânico – Funcionais.
6. Clínica de Ortodontia Corretiva: (Técnica Straight –Wire; Bráquetes Auto-Ligados, Mecânica Segmentada) .
7.Discussão de casos clínicos.
Prof. Dr. Ricardo Fidos Horliana
Tópicos abordados na aula sobre Mini-implantes
Objetivos
• Revisar o conceito de ancoragem e sua relação com o tratamento ortodôntico.
• Reconhecer os métodos empregados para a obtenção da ancoragem absoluta por meio de mini-implantes, bem como, os detalhes deste sistema.
• Reconhecer e discutir as aplicações e os esquemas mecânicos no uso dos mini-implantes com vistas ao tratamento ortodôntico do paciente adulto.
1. Introdução
2. Nomenclatura, Design e Características
3. Seleção do Mini-Implante
3.1. Quanto ao comprimento
3.2. Quanto ao diâmetro
3.3. Quanto ao pescoço ou perfil transmucoso
3.4. Quanto à cabeça
4. Instalação
4.1. Técnica transmucosa com broca
4.2. Técnica transmucosa com parafuso auto-perfurante
5. Instruções ao paciente
6. Movimentação ortodôntica com ancoragem absoluta
6.1. Retração anterior em massa
6.2. Intrusão
6.3. Distalização
6.4. Extrusão
6.5. Mesialização
6.6. Verticalização
7. Tempo para a aplicação de força
8. Fatores relacionados ao insucesso dos mini-implantes
9. Remoção
10. Problemas e Complicações
11. Considerações finais