Comentários sobre Especialização em Gestão Hospitalar e Gestão de Sistemas Locais de Saúde - Presencial - Teresópolis - Rio de Janeiro
-
Objectivos
Formar profissionais para os sistemas locais de saúde visando a um desempenho mais competente teórica e tecnicamente, assim como mais crítico e consciente de suas funções. Capacitar profissionais de saúde para o processo decisório a partir do domínio de um instrumental criativo de intervenção. Desenvolver habilidades e aptidões, com perfil de competência ampliado, para o exercício da gestão.
-
Dirigido a
Este curso se destina a graduados da área da saúde, mas também àqueles profissionais que estejam em atividade nos sistemas locais, abrindo-se a possibilidade de inscrição mesmo para quem, não tendo passado pelo ensino superior, tenha se dedicado à prática da gestão em saúde. Neste caso, sua participação nos módulos não poderá configurar uma pós-graduação, mas um curso de extensão.
-
Titulação
Especialização em Gestão Hospitalar e Gestão de Sistemas Locais de Saúde
-
Conteúdo
O avanço da descentralização do setor saúde coloca novos desafios à ação formadora das instituições de ensino superior. Por esta razão, o Centro de Ciências Biomédicas - CCBM - e o Hospital das Clinicas de Teresópolis Costatino Ottaviano - HCTCO - do Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO estão oferecendo à comunidade profissional interessada a oportunidade de uma especialização em curso de pós-graduação lato sensu, na área de Gestão de Sistemas Locais de Saúde. A estratégia adotada pretende criar um impacto sobre a prática profissional já no decorrer do processo da pós-graduação e nas suas aplicações posteriores.
METODOLOGIA
O curso se desenvolverá alternando quinzenalmente atividade presenciais de concentração em sua temática e atividades individuais e grupais de elaboração e formulação da monografia, de visitas e estágios.
Atividades de Concentração ou de Imersão: ocorrerão aos sábados no Campus Sede da UNIFESO no horário de 8:00 h às 19:00h. Trata-se do conteúdo teórico, metodológico e técnico ministrado através de aulas expositivas e discussões de casos problema, oficinas de trabalho e seminários temáticos.
Atividades Dispersão ou de Aplicação: Trata-se da atividade realizada no local de prática do profissional, com orientação de um docente, com a finalidade de aplicar os conceitos aprendidos na teoria.
A MONOGRAFIA deverá ser elaborada no decurso dos módulos, evitando-se que se fique sem sua apresentação, no prazo de até três meses depois da conclusão dos módulos.
São 10 módulos, num total de 470 horas, sendo 360 obrigatórias e 110 optativas. O corpo docente será composto por especialistas, mestres e doutores de renome, especialmente convidados.