Conteúdo
PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS - ÊNFASE NA GESTÃO FINANCEIRA
A área financeira das organizações brasileiras sofisticou-se e exige nova postura e novos conhecimentos do gestor financeiro. Este curso tem por objetivo prover a formação com ênfase na aplicação prática (atuação em empresas industriais, comerciais e de serviços), permitindo aos alunos a complementação das teorias relacionadas ao assunto. Alia a fundamentação teórica à adaptação das práticas de finanças à realidade das organizações que atuam no Brasil. Objetiva-se com o curso o aprimoramento e a formação de profissionais para atuação em empresas não financeiras.
Carga Horária: 360 horas-aulas.
Período: Segundas e quartas-feiras.
Horário: das 19h às 22h40.
Processo seletivo continuado.
Requisito: Curso superior completo.
Seleção: Análise de currículo e entrevista.
Objetivos:
Geral: aprimorar a formação de diretores, gerentes ou analistas financeiros de empresas não-financeiras, como indústrias e empresas comerciais e de serviços.
Específico: prover os gestores atuais e futuros de empresas não-financeiras de uma formação que contemple as teorias mais recentes de finanças aplicáveis à gestão financeira de empresas com uma visão prática da atuação profissional do gestor financeiro. Este gestor deve ser capaz de desenvolver uma ampla visão do papel da área de finanças na atividade, com foco na gestão estratégica das principais áreas das finanças empresariais.
A quem se destina:
Graduados, principalmente das áreas de economia, administração, contabilidade e afins, assim como indivíduos com interesses na gestão financeira de empresas. Os egressos do curso deverão ter desenvolvido competências que os habilitem a desenvolver atividades profissionais como gestores da área financeira de empresas não-financeiras. Temas como gestão do capital de giro, formatação da estrutura de capital, decisões de investimento, planejamento financeiro, avaliação econômica de empresas e gestão de riscos, entre outros específicos da área financeira, fazem parte do arcabouço teórico e aplicado que o egresso do curso deverá conhecer.
Programa:
Análise das Demonstrações Financeiras
Análise de Custos para Decisão
Cenários Econômicos
ontabilidade Gerencial
Estatística Aplicada
Fundamentos da Contabilidade Internacional
Gestão do Capital de Giro
Gestão Estratégica
Investimento e Financiamento
Matemática Financeira
Mercados Financeiros
Metodologia do Trabalho Científico
Uso Estratégico de Derivativos
Coordenador:
Ricardo Cintra de Almeida
Economista, Mestre em Administração - Finanças. Especialista em Engenharia Econômica, Especialista em Didática do Ensino Superior. Consultor empresarial, atuante em educação corporativa e gestão organizacional, sendo empreendedor do setor. É conferencista e colaborador de imprensa em diversas mídias. Foi executivo de instituições financeiras de grande porte nacionais e de uma estrangeira em operação no Brasil. Acumula mais de trinta anos dedicados à educação, atuando (gestão e operação) em programas de graduação e pós-graduação, na consultoria educacional a mantenedores. É autor do livro Bancos, Sistemas da Qualidade e Resultado: um estudo no Brasil, publicado pela Editora Atlas. Assina diversos textos (colunas semanais e artigos) publicados diversos estados brasileiros. Autor de material didático (ISBN) para instituições de ensino.
Processo Seletivo:
Conheça o fluxo do processo seletivo.
1. Preencher a ficha de pré-inscrição no site
2. Enviar CV a comissão avaliadora da Pós
3. Entrevista com o coordenador do curso
4. Aprovação
5. Matrícula
* Seu vínculo com a Instituição só estará efetivado ao término de todo o processo.
Informações:
A programação das aulas poderá sofrer alterações para melhor adequação ao calendário escolar fixado pela Instituição. Aulas suspensas em razão de feriados ou afins poderão ser agendadas em horários diversos dos inicialmente oferecidos pelo curso. Todas as alterações serão comunicadas aos alunos.
Os cursos de pós-graduação oferecidos pela Trevisan Escola de Negócios cumprem as normas constantes na legislação educacional, principalmente as previstas na Resolução CNE/CNS nº 01/2007.